Agricultura Agronegócios Notícias Tecnologia

Telefones celulares prejudicam abelhas?

­A vida moderna, em seus múltiplos aspectos, é cada vez mais dependente dos celulares, da internet e das conexões de Wi-Fi. É uma típica verdade inconveniente para os usuários, pois o telefone celular é parte da vida de praticamente todos os cidadãos do mundo. Mas radiação de telefones celulares pode ter contribuído para o declínio dramático nas populações de insetos observado na Europa, nos últimos anos. É o que mostra um estudo realizado realizada pela Nature and Biodiversity Conservation Union (NABU) da Alemanha em conjunto com duas ONGs, uma da Alemanha e uma de Luxemburgo.

Em uma metanálise de 190 estudos científicos recentes, dos quais 83 foram considerados cientificamente relevantes, 72 deles indicam que a radiação teve um efeito negativo sobre abelhas, vespas e moscas. Esses efeitos variaram desde a capacidade reduzida de orientação durante o voo — devido à perturbação dos campos magnéticos — até danos ao material genético e às larvas.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Leia mais no artigo completo de Décio Gazzoni, que é Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja, membro do Conselho Agro Sustentável e do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A.