O programa impacta cerca de 130 famílias de todo o Oeste catarinense que produzem mel
Considerada uma atividade importante para complementar a renda nas pequenas propriedades, a apicultura é fortemente incentivada pelas ações do Sebraetec. O programa do Sebrae/SC impacta cerca de 130 famílias de todo o Oeste catarinense que produzem mel, e trouxe para a edição deste ano do Itaipu Rural Show variedades do que é produzido por estes apicultores.
As consultorias técnicas da cadeia produtiva abrangem os municípios de Anchieta, Santa Terezinha do Progresso, Cunha Porã, Nova Itaberaba, Quilombo, Santiago, Galvão, Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada. Por meio de uma parceria com o poder público de cada uma dessas cidades, o programa ajuda a fomentar o crescimento da apicultura regional.
O consultor técnico do Sebrae, Neuri Riboli, conta que chegou a ser registrado crescimento na produtividade de até quatro mil por cento em algumas propriedades, tudo graças à implantação de processos de melhoramento de colmeias, alimentação, genética, qualidade de enxames e manejo. Há ainda um foco na questão da comercialização, incentivando o produtor a trabalhar de forma associada.
Após a consultoria, dois municípios que passaram a se organizar desta forma foram Nova Itaberaba e Faxinal dos Guedes. Eles criaram associações de apicultores, ambas filiadas a uma federação que presta apoio e assistência aos produtores. “O objetivo da consultoria é trazer para o apicultor mais uma oportunidade de renda, oferecendo toda a orientação que ele precisa para se desenvolver nessa atividade”, salienta Ribolli.
A apicultora e presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Itaberaba, Marinéz Soares da Silva, tem hoje em torno de 80 colmeias em sua propriedade, no interior do município. Seguindo as orientações da consultoria desde o início, ela e o marido adotaram a atividade como uma fonte de renda complementar há aproximadamente quatro anos. “A consultoria é muito importante no sentido de nos orientar. A gente acha que sabe de tudo, mas sempre tem o que aprender e melhorar”.
Por meio da associação, que já conta com 26 integrantes, está sendo organizado um seminário em Nova Itaberaba, previsto para acontecer em agosto, e que deve reunir mais de 400 apicultores de toda a região, com o objetivo de mostrar novas técnicas e compartilhar experiências.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.