Comportamento Notícias Psicologia

Você prefere ser um coelho ou uma onça?

Existe um ditado que diz que o coelho está tão seguro na toca quando uma onça na selva. Um porquê vive se escondendo e o outro por que é o animal mais forte de seu habitat. Ou seja, muitas vezes as pessoas escolhem a opção mais confortável, mas que também as impede de conhecer o mundo ao redor.

E você, como se classificaria? Como uma onça ou um coelho? Ser autossuficiente, líder da própria vida e das circunstâncias, usar os obstáculos ao seu favor ou se esconder da vida e das possibilidades que ela te oferece? Ambas as situações proporcionarão “segurança”, mas apenas uma pode garantir desenvolvimento e crescimento tanto profissional, quanto pessoal.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

No livro “(Auto)liderança Antifrágil”, o engenheiro de produção e gestor de equipes multidisciplinares, Victor de Almeida Moreira, ensina ao leitor os 5 passos para sair da zona de conforto, encarar e abraçar as oportunidades que surgem ao longo da vida.

Aos que paralisam com pressão, uma metodologia para driblar a inconstância do foco

Gestor de projetos Victor de Almeida Moreira apresenta conceito da (Auto)liderança Antifrágil em obra publicada pela Editora Gente

Foi em um momento sensível fora do trabalho que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira buscou inspiração na área profissional para ter sucesso no maior compromisso que poderia assumir: a própria vida! A metodologia desenvolvida pelo especialista, que liderou equipes em empresas como Vale, Deloitte e Anglo American, está no livro (Auto)liderança antifrágil, publicado pela Editora Gente.

O conceito que dá nome ao livro é proposto por Victor como uma solução para os problemas consequentes de um mundo cada vez mais volátil e instável. Falta de foco, paralisia diante da pressão, acúmulo de tarefas e estagnação são alguns exemplos de obstáculos que podem ser driblados com a metodologia 5 As: autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação.

Um capítulo é destinado a cada uma das etapas do método. Segundo o autor, o primeiro passo é a autoconsciência porque é nela que tudo começa. “Ela é a base do seu projeto de vida, os alicerces nos quais você se estruturará e viverá os seus dias”, explica. Victor criou dois princípios essenciais para desenvolver esta habilidade: o gerenciamento de perícia e comunicação e o gerenciamento de circunstâncias.

Nesta etapa, é necessário definir com precisão quais são as suas forças e qual é o seu potencial principal,
aquilo em que você é ótimo, em que pode ser considerado perito. Por isso o nome gerenciamento de perícia.
Esse processo vai apontar qual é sua função no mundo.
Nessa autoavaliação, não foque atenção apenas nas coisas em que você já é competente.
((Auto)Liderança antifrágil, p. 83)

Com referência de especialistas como Nassim Taleb, Jordam Peterson e Zygmunt Bauman, a estreia de Victor na literatura é um estímulo para que o leitor faça de si mesmo um referencial. “(Auto)liderança antifrágil é sobre isso: ser a própria referência para todas as áreas da vida”, resume.

FICHA TÉCNICA:
Título: (Auto)liderança antifrágil
Autor: Victor de Almeida Moreira  
Número de páginas: 192
ISBN: 978-65-88523-49-0Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 59,90
Link de venda: Amazon

Sinopse: Um dos cenários mais comuns do contemporâneo é quase um paradoxo: sabemos o que queremos e os resultados que desejamos em nossas vidas pessoal e profissional, mas ao mesmo tempo lidamos constantemente com a dor de não conhecer formas de organizar o nosso caminho e estruturar a nossa jornada para atingir esses objetivos. Diante disso, problemas surgem constantemente, oriundos de um mundo cada vez mais volátil e instável e, de repente, nos damos conta de que estamos estagnados em nossas vidas: acumulamos obstáculos que deixam as nossas vidas complexas e, ao olharmos adiante, somos tomados pela ansiedade – e não fazemos ideia de como começar a contornar e superar essas limitações. O autor Victor de Almeida Moreira propõe, então, a autoliderança antifrágil como solução: método em cinco pilares – autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação – que capacitará o leitor a retomar a rota de seus sonhos por meio de uma reestruturação e de métodos de gerenciamento, munindo-o de ferramentas para avançar em suas conquistas.

Sobre o autor: Victor de Almeida Moreira é engenheiro de produção, com MBA em Engenharia de Custos e certificações de Project Management Professional® (PMP) e Certified Cost Professional® (CCP). Hoje lidera o departamento de aquisições estratégicas da MRN. Ao longo da carreira, construiu experiência na liderança de equipes multidisciplinares, mentorias profissionais e desenvolvimento de pessoas e passou por grandes companhias como Vale, Deloitte e Anglo American.

Redes sociais:

Instagram | LinkedIn

Julya de Oliveira

Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.