Notícias

Filho autista com seletividade alimentar transforma carreira e negócios do pai

Não é à toa que o intestino é chamado de “segundo cérebro”. A constante comunicação entre cérebro e intestino através de sinais podem modificar a movimentação, o funcionamento e a sensação de bem-estar do sistema digestivo, assim como, afetar o comportamento, as emoções, o estresse e a dor. Pensando em melhorar a acessibilidade a produtos que colaboram positivamente com o corpo, a Bio Mundo abre mais uma unidade em Guará, no Assaí SIA, ao lado do Ceasa, no dia 11/03 pelas mãos do Eduardo Simões

Brasil, março de 2023: A alimentação é essencial para o bom funcionamento do organismo, fazer boas escolhas na hora de compor o prato também favorece a saúde cerebral. Aliás, o cérebro e o corpo estão completamente interligados e exigem a mesma manutenção para se manter saudáveis, principalmente quando falamos do corpo em desenvolvimento, como é o caso das crianças.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Pessoas que fazem parte do transtorno do espectro autista (TEA) têm, entre suas características, repetir padrões e ter interesses bastante específicos. Esse comportamento pode ser levado à mesa por algumas crianças, o que é chamado de seletividade alimentar. 

Um estudo realizado pela University of Massachusetts Medical School, de 2010, já estimava que 41% dos pequenos com TEA apresentam mais recusa alimentar do que os com desenvolvimento típico, 18%. No ano passado, uma revisão foi publicada no Journal of Autism and Developmental Disorders apontando que a seletividade na alimentação é algo comum na infância, mas essa prevalência aumenta entre 51% e 89% na população que convive com o TEA. 

Especialistas explicam que é possível superar as dificuldades com um passo de cada vez. Neste contexto, faz diferença contar com uma equipe multidisciplinar, que agirá na questão comportamental como um todo e, com isso, conseguirá resultados na alimentação. Um nutricionista, por exemplo, pode fazer parte do processo de reabilitação, com estímulos táteis e contato com diversas texturas e apresentação de novos alimentos.

Essa escolha limitada na alimentação pode levar à deficiências nutricionais e uma preocupação extrema por parte dos pais.

Foi o caso do Eduardo Silva Simões, natural de Brasília, ex-jogador de futebol do Atlético Goianiense, formado em Direito, casado e pai de 3 filhos. 

Há aproximadamente 13 anos atrás recebeu o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) do seu filho mais novo, João Daniel. Se viu ainda despreparado para o desafio, mas o amor e cuidado de pai sempre foi suficiente para o manter forte e confiante em sua missão. No processo, precisou acompanhar seu filho em aulas para a melhora de seu desenvolvimento, onde descobriu seu maior talento: a música. Hoje é produtor musical de seu filho, que é vocalista da atual Banda Hey Johnny, que inclusive já abriu o Show do Frejat. (Acompanhe através do Instagram @bandaheyjohnny).

Na caminhada, se viu diante das estereotipias do autismo, uma delas, a seletividade alimentar de seu filho, ainda que de forma leve, tornou-se uma preocupação a mais na vida do pai responsável que é o Eduardo. “Sempre fui um pai muito responsável e cuidadoso, me ver em uma situação como essa, apenas me fez intensificar isso,” conta.

Em contrapartida, Eduardo já estava em busca de mudar o rumo de seus investimentos e apostar em um negócio próprio que pudesse trazer maior estabilidade financeira, e por consequência, colaborar com o desenvolvimento do seu filho. 

Nessa caminhada, ele teve sua esposa como seu principal alicerce, além de seus filhos, Maria Elisa e Davi Ricardo, que foram primordiais na construção e realização desse sonho. Afinal eles sempre apoiaram e incentivaram com amor e convicção as escolhas do pai.

Influenciado pela família e tão próximo da rede, decidiu abrir uma unidade da Bio Mundo – uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, natural de Brasília, com franquias já espalhadas pelo Brasil, possuindo uma vasta gama de produtos, assim como uma preocupação especial por quem possui restrição alimentar. A marca também se preocupa com o dia a dia de todos que buscam levar um estilo de vida mais saudável, com um portfólio de altíssima qualidade, que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel, além das marcas próprias. 

Conheço a Bio Mundo de Brasília e tive a oportunidade de ver o crescimento da rede de perto. As peças foram se encaixando, aconteceu e hoje tenho a convicção de ter sido uma das mais desafiadoras, mas a melhor escolha que eu poderia tomar, pelo meu filho e pela minha família“, avalia.

Seria então unir o útil ao agradável decidir-se por iniciar no ramo dos negócios com uma unidade Bio Mundo, alavancar seus investimentos, e ainda, proporcionar uma alimentação saudável para seu filho, sua família e seus clientes, que nesse momento estava se tornando um dos pontos mais importantes na sua decisão.

A Bio Mundo consegue abraçar o cliente e quem precisa de seus produtos. A diversidade, qualidade e democratização de cada item permite alcançar todos os públicos, e ainda, trazer saúde, bem-estar e qualidade de vida para quem consome,” continua.

É fato que para funcionar corretamente, o cérebro precisa do melhor combustível disponível no mercado, ou seja, uma dieta saudável e balanceada. Comer alimentos de alta qualidade, que contenham vitaminas, minerais e antioxidantes, nutre o cérebro e o protege do estresse oxidativo, os famosos radicais livres produzidos quando o corpo usa oxigênio. Esses radicais podem danificar as células e provocar problemas cognitivos e de memória ao longo do envelhecimento.

Afinal, a ligação entre o cérebro e o intestino nesse caso é muito certa. Estudos apontam que os portadores do transtorno do espectro autista podem ter as paredes do intestino mais porosas, e apresentar problemas como refluxo, constipação e diarreia. Sendo assim, tratar o intestino para facilitar o trabalho do cérebro, melhorando a alimentação e o interesse pelos hábitos saudáveis, pode colaborar e muito para um dia a dia mais tranquilo e nutritivo.

O sucesso com a unidade do Eduardo foi certo e surpreendeu a sua família, a região e até ele mesmo. Situada dentro do antigo supermercado Extra, em uma situação pouco controlada, a loja precisou passar 1 ano fechada devido a mudança para a Rede Assaí. 

A reinauguração da unidade, que continua no mesmo endereço, acontecerá no dia 11/03, em Guará, no Assaí SIA, ao lado do Ceasa, com a certeza do sucesso, fidelização da marca, acessibilidade e democratização dos produtos para todos os públicos. “Precisamos passar pelos processos e aqui na loja foi desta forma. Estávamos abertos há 5 anos, um sucesso de vendas e adesão de todos os produtos, mas tivemos que fechar, inicialmente por um tempo indeterminado, mas confiantes com a volta. Eu poderia ter repassado o ponto, ou mesmo, desistido, mas a marca consegue ser tão forte que foi muito mais certo permanecer e ganhar a região novamente, continuando com o sonho que só acabara de recomeçar,” finaliza Eduardo.

A festa de reinauguração contará com a presença de DJ, degustação, sorteios e estoure e ganhe.

SERVIÇO

DATA: 11/03/2023

HORÁRIO: A partir das 10h 

LOCAL: Loja dentro do Assaí SIA, ao lado do Ceasa

ENDEREÇO: Trecho 10 Sia, s/n Zona Industrial – Guará, Brasília – DF, 71200-110

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil em apenas 7 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.


Cla Cri Com
Caroline Soares
Assessoria de Imprensa