História Notícias

Vinícola em Bom Retiro, na Serra de SC, recebe visita de diplomatas e representantes de 6 países

A comitiva do AgroBrazil, organizada pela CNA e da Faesc, conheceu a Vinícola Thera, em Bom Retiro

Comitiva do AgroBrazil, com diplomatas e representantes de seis países, visitou a Vinícola Thera, na cidade de Bom Retiro, região serrana de Santa Catarina.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Considerado uma vinícola boutique sua produção é de 100 mil garrafas por ano da autêntica expressão do terroir da Serra Catarinense e o respeito à variedade da uva. Seu portfólio soma 16 vinhos, entre brancos, tintos, rosés e espumantes preparados a partir de variedades de uvas como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Sangiovese e Montepulciano.

Santa Catarina é responsável pela produção anual que gira em torno de 1,74 milhão de toneladas, correspondendo a 3,4% da produção brasileira. A principal característica da vinicultura é a nota marcante dos vinhos de altitude, que proporciona um sabor diferenciado à bebida, tornando-se um atrativo a mais para exportação.

A Fazenda Bom Retiro é um complexo enogastronômico que, além da vinícola, é composto por pousada, restaurante e armazém. As ações da empresa, afirmam os proprietários, são pautadas pelo tripé conceitual unindo vinho, arte e natureza. A propriedade é um vale entre as montanhas, possui lagos. riachos e exuberante fauna e flora nativas.

Temos o prazer em receber a delegação dos representantes de embaixadas. Para nós é uma grande oportunidade de poder apresentar o nosso trabalho, que já está sendo reconhecido internacionalmente pela qualidade dos nossos vinhos”, afirma Thiago de Camargo Penteado Mendes, diretor de Negócios e Marketing da Vinícola Thera.

A importância da ação da CNA e da Faesc, através da Comitiva do AgroBrazil, foi destacada pelo presidente do Sindicato Rural de Bom Retiro, Milton Graciano Peron, que afirmou: “É importante divulgar a produção de uvas de altitude aqui do nosso município. Temos em torno de 170 produtores e 15 proprietários rurais envolvidos com a vitivinicultura na região, com potencial de crescimento, ainda mais com divulgações como esta do AgroBrazil”, afirmou.

O vice-prefeito de Bom Retiro, Luiz Carlos Ferreira, também acompanhou a visita da Comitiva e destacou a importância de iniciativas como a do AgroBrazil para divulgar a produção agropecuária da região.

Desenvolvido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e pela Faexc, a Comitiva AgroBrazil visa apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras e permitir um contato próximo e direto entre os diplomatas e os produtores rurais brasileiros.

O AgroBrazil 2023 é formado por representantes da Bélgica, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Reino Unido. A missão passará por cidades de Santa Catarina para conhecer projetos de maricultura, viticultura, fruticultura, suinocultura, avicultura, lácteos e grãos.

A gerente de Desenvolvimento de Negócios do Setor de Agritec, Alimentos e Bebidas do Departamento de Negócios e Comércio da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Luana Alburqueque, veio conhecer de perto as potencialidades do estado de Santa Catarina. “É uma importante iniciativa para o comércio bilateral”, disse.

Participaram da Comitiva AgroBrazil, além do presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o presidente da Farsul e vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, o coordenador de Inteligência Comercial, Felipe Spaniol, as assessoras Rita Padilla e Elena Castelani, além de representantes de federações e de sindicatos.

Bom Retiro, cuja principal renda está na Agricultura e no Turismo, fica localizada na região serrana do estado de Santa Catarina, e sua pequena população de cerca de 10 mil habitantes convive com belas paisagens de vales e montanhas, é lá que fica também o ponto mais alto da serra catarinense, e possui uma história rica e cheia de atrativos.