Agricultura Notícias

Cidasc AW avisa: cuidados com a raiva em bovino

A Cidasc Alfredo Wagner confirma a notificação de um foco de raiva em bovino no município, em Março de 2023.

A Cidasc orienta que todos os produtores rurais devem ficar em alerta para observação dos seus animais.

Sintomatologia nos herbívoros (Bovideos, equideos, ovinos): Os animais apresentam sinais clínicos neurológicos, como andar cambaleante, tremores, incoordenação motora, sialorreia (salivação excessiva), dificuldade de deglutição (não conseguem se alimentar ou tomar água). Com a evolução do quadro clínico os animais se deitam e não conseguem mais levantar, apresentado movimentos de pedalagem.

Tratamento: Não existe tratamento. A raiva não tem cura, os indivíduos afetados não conseguem se recuperar e, invariavelmente, seguem para o óbito.

Produtores devem ficar atentos a alterações na capacidade motora dos animais, como andar cambaleante, e dificuldade respiratória. Marcas de mordedura podem indicar que os animais de criação foram espoliados por morcegos.

Notifique a Cidasc se observar estes indicativos da presença de morcegos na propriedade ou sintomas de raiva nos animais.

É recomendável que os produtores rurais vacinem seus animais domésticos e também animais de criação, como bois e cavalos. Procure um médico veterinário para mais orientações sobre a vacinação e as doses de reforço necessárias.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.