As missões populares fazem parte do carisma original da Ordem Capuchinha, no curso da história, conhecida como missionária. A finalidade principal da vinda dos frades capuchinhos ao Rio Grande do Sul, oriundos da França em 1900 era a pregação de missões populares junto aos Imigrantes.
Na pregação os frades capuchinhos seguiam os métodos empregados na França, mas a realidade brasileira os obrigava a mudanças substanciais. Durante o tempo da missão, era necessário exercer todas as funções do ministério: pregar, batizar, preparar para a primeira comunhão, celebrar a missa, ministrar a unção dos enfermos e confessar. Os missionários hospedavam-se nas casas e se deslocavam de um lugar para outro a cavalo. Os deslocamentos mudaram sua forma, os cavalos foram substituídos por carros, mas algumas das funções continuam.
Durante toda sua história moderna, Alfredo Wagner sempre recebeu os Franciscanos com alegria e carinho, tornando as Missões um momento especial na vida de todos.
Assim quando recebermos os missionários franciscanos capuchinhos será com o coração cheio de alegria e esperanças.
Eis o programa divulgado pela Paróquia Bom Jesus de Alfredo Wagner.
As Missões começarão pelas comunidades de Santa Tereza, Catuíra, Nossa Senhora Mãe dos Pobres do Passo da Limeira e Nossa Senhora de Lourdes do Rio Lessa no dia 26 de Maio às 19 horas e irá até o dia 29.
As últimas comunidades a receber as Missões serão Nossa Senhora de Fátima no Barro Preto e São Pedro nas Demoras dos dias 12 a 16 de Junho.
A Matriz e a comunidade do Sagrado Coração, no Estreito, receberão os padres Missionários nos dias 10 a 16 de Junho e o primeiro encontro será às 18 horas.
Um Encontrão da Juventude está marcado para o dia 17 de Junho às 18 horas.
A celebração de Ação de Graças pelas Missões será no dia seguinte, 18 de Junho às 9 horas.
Veja a relação completa abaixo:
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.