Notícias

Amor ao trabalho e à área de marketing faz filho adotar a mesma profissão da mãe

A especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, nunca pressionou Vicenzo para que escolhesse a mesma carreira que ela, mas a força de seu exemplo falou mais alto

Mães são e sempre serão fontes de inspiração para seus filhos. Às vezes, a referência é tão poderosa que os rebentos se embrenham pelos mesmos caminhos profissionais delas. Há pouco tempo, quando a educação era mais rígida, progenitores tinham o hábito de pressionassem suas crias a escolher profissão idêntica a deles. Hoje em dia, em um ambiente familiar mais arejado, mães (e pais) concedem amplo espaço e fornecem autonomia para que seus filhos decidam o rumo que os fará mais felizes

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Mesmo com total liberdade de escolha, a admiração, às vezes, é tamanha que os filhos decidem seguir os passos daqueles que os geraram. Este é o caso de Vicenzo e sua mãe, a produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo. O jovem, que cresceu acompanhando de muito perto a rotina de sua mãe como profissional da área de marketing, hoje, aos 17 anos de idade, atua ao lado dela na empresa da família, desenvolvendo estratégias digitais para os clientes da companhia.

Rejane conta que nunca teve o sonho de que seu filho seguisse seus passos. “Eu o apoio naquilo que ele decide fazer”, diz. Tanto que, quando seu filho, ainda criança, interessou-se pelo skate e quis ser atleta profissional, ela foi a primeira a buscar um treinador para que ele pudesse se preparar para atingir seus objetivos. Tempos depois, quando optou por atuar ao lado da mãe na Like Marketing, Vicenzo foi incentivado da mesma forma, sem pressão e expectativas. “O fato de ele ser muito estudioso e ter uma grande capacidade de absorver, organizar e colocar em prática o que aprende, me deixa tranquila para deixá-lo livre para fazer aquilo que tem vontade”, afirma.

Vicenzo faz coro à mãe ao dizer que nunca se sentiu pressionado a trabalhar ao lado dela. A escolheu se deu naturalmente. “Eu sempre tive o interesse genuíno em entender como uma marca se torna influente a ponto de as pessoas desejarem consumi-la e quando descobri que boa parte da resposta se encontrava no marketing me interessei pela área”, conta. Outro ponto fundamental para que Vicenzo começasse a trabalhar desde cedo foi a educação dada pela mãe, que incutia no filho a ideia de depender de si próprio para sustentar-se financeiramente. “Se quisesse comprar ou fazer algo, tinha que ser com meu dinheiro. Isso me incentivou a querer estudar e trabalhar o quanto antes”, diz o jovem.

Claro, também foi de grande importância neste sentido o exemplo de Rejane. “Crescer, não apenas acompanhando, mas participando do desenvolvimento da Like Marketing e da rotina da minha mãe como empreendedora foi uma experiência transformadora, que fez total diferença na minha vida”, relata Vicenzo. Observar sua mãe trabalhar e apreciar o que fazia, valorizar produzir e criar algo, foi impactante para Vicenzo, que passou, ele mesmo, a valorizar o ato de trabalhar e a profissão da mãe. “Hoje, como parte a Like Marketing, gosto muito do meu cotidiano profissional, pois participo ativamente de algo que sempre prestigiei”, afirma.

Sobre a rotina de trabalhar com a mãe, Vicenzo relata que o que aprendeu com ela acerca da vida familiar e do trabalho está sendo fundamental para a parceria. “Tendo uma mãe empreendedora eu compreendi que o trabalho e a vida pessoal são a mesma coisa e que a unificação dos dois torna tanto o trabalho mais leve e mais divertido, quanto a vida pessoal mais gratificante e mais realizada”, diz. Assim, Vicenzo não dissocia sua mãe de sua chefe no trabalho. “A parte rica e construtiva de trabalhar com a família é enxergar que as duas esferas têm o mesmo significado”, diz.

Da mesma forma, Rejane não separa seu filho do funcionário. “Não tem como separar. Ele é meu filho, mas também meu colaborador e meu sócio”, destaca. A produtora de conteúdo diz procurar não discutir assunto pessoais no trabalho, mas declara que às vezes isso é inevitável. Porque o ambiente de trabalho e o ambiente familiar se misturam, Rejane costuma “brincar” com seus gestores mais antigos que eles a ajudaram a criar Vicenzo.

O certo é que a relação entre mãe e filho dentro do trabalho tem influenciado positivamente a vida de ambos. “O fato de o Vicenzo manifestar o desejo de continuar o negócio da família me motiva muito a trabalhar diariamente para que a empresa prospere cada vez mais”, afirma Rejane. Para Vicenzo, a influência da mãe é total e extremamente positiva. “Ela é o divisor de águas da minha vida, o exemplo que vai me fazer chegar aonde quero e me tornar o que desejo, tanto do ponto de vista profissional quanto do ponto de vista pessoal”, diz.

Em tudo Rejane serve de modelo para Vicenzo, todavia sua característica mais marcante, a qual Vicenzo gostaria de incorporar à própria vida, é a impecabilidade. “Minha mãe é uma pessoa impecável naquilo que faz; nos sentimentos, pensamentos, palavras e ações. Isso me faz muito querer ser igual ela”, declara. Pelo seu lado, Rejane acredita que os valores mais importantes que vem passando ao filho e que tem certeza ele levará para toda a sua vida são: cuidar da saúde; ser disciplinado; e respeitar as mulheres.

A relação de amor e admiração entre Rejane e Vicenzo pode ser resumida através de um hábito que mãe e filho adquiriram com o tempo. “Todos os dias nos reunimos e compartilhamos reflexões, aprendizados e questionamentos a respeito de leituras que fazemos de livros, artigos e cursos”, conta Vicenzo. Conforme Rejane, o hábito se tornou tão arraigado e importante, que mesmo quando não estão juntos fisicamente, porque ela viajou, por exemplo, Vicenzo telefona à mãe para fazer comentários a respeito do livro que está lendo.

Este é um dos pontos favoritos do meu dia. A gente aprende muito um com o outro”, afirma o jovem. Segundo Vicenzo, trata-se de um momento enriquecedor, que muitas vezes gera frutos extremamente positivos até mesmo para a Like Marketing. De acordo com Rejane, a necessidade que o filho tem de trocar ideias com ela é a prova de que ela é presente na vida dele. “Esta ligação intelectual que nós temos me sinaliza que eu sou muito presente no coração e na mente dele”, afirma.

Rejane Toigo (estrategista digital e fundadora da Like Marketing) e seu filho Vicenzo Damasio


Jimenes Comunicação
Patrícia Jimenes


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.