Em 2020, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 em parceria com o Sebrae, dos 52 milhões de empreendedores no Brasil, 30 milhões são mulheres. Na outra ponta, existe uma ferramenta comprovadamente eficaz no estímulo ao pequeno negócio mas ainda pouquíssimo utilizada, que é o microcrédito. Um potente instrumento de impulso aos empreendedores, que com seus negócios, geram emprego e renda e promovem uma impactante movimentação na economia.
Para unir essas duas pontas do universo das microempresas, nasce, por um grupo de incentivadores do empreendedorismo feminino brasileiro, o Movimento Expansão. Desde 2021, os integrantes deste movimento articulam com o Banco Central, poderes públicos e instituições financeiras para criar e impulsionar oportunidades de crédito financeiro, não só através do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), mas também por produtos específicos voltados aos investimentos de impacto, como os fundos de blended finance dirigidos aos pequenos negócios geridos por mulheres. Além disso, o Movimento tem trabalhado em propostas de soluções que possam promover estímulos efetivos ao ambiente empreendedor feminino incentivando a educação financeira, qualificação e fortalecimento da mulher na inclusão da economia formal do país.
Devido a incontáveis questões, as mulheres têm se deparado com a falta de crédito e dificuldade de acessar programas que permitam maior inclusão socioeconômica. Mesmo em um cenário apontando que as mulheres representam menor inadimplência e maior nível de formação, segundo estudo sobre o empreendedorismo feminino no Brasil, produzido pelo Sebrae.
“O Movimento Expansão nasceu para ser a fonte de informação e estímulo para a mulher empreendedora. Chega para levar ao poder público e ao setor privado as necessidades destas mulheres também. Queremos mostrar as dificuldades que elas enfrentam no acesso ao crédito e a importância vital desses recursos para seus negócios e para a economia como um todo”, explica Mariane Carneiro da Cunha, idealizadora do movimento e fundadora da construtech AH!SIM.
Em 2023, o Movimento Expansão passou a integrar o Grupo de Trabalho de Instrumentos Financeiros e Instrumentos de Impacto (Diversidade, Blended Finance e Métricas) do LAB de Inovação Financeira. O LAB é um fórum de interação multissetorial, idealizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) , Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Associação dos Bancos de Desenvolvimento (ABDE).
Agora, com essa atuação, o Movimento Expansão vai contribuir com o debate junto ao sistema financeiro propondo soluções que viabilizem a criação de linhas de microcrédito exclusivo para mulheres, promovendo assim mais inclusão com diversidade.
Segundo dados como os levantados pelo Boston Consulting Group, demonstrando que a cada dólar que uma mulher fundadora e co-fundadora levanta, gera 2,5 vezes mais receita que um fundador homem, e de acordo com a pesquisa realizada pela Oliver Wyman, relatando que os serviços financeiros tradicionais estão perdendo globalmente uma receita de pelo menos US$ 700 bilhões (R$ 3,6 trilhões) ao ano por não atenderem as necessidades das clientes do sexo feminino; o Movimento acredita que essa é uma pauta bastante urgente e com grandes possibilidades de avanço.
Para Mariane Cunha, investir em mulheres empreendedoras contribui diretamente para o desenvolvimento das comunidades locais, uma vez que elas reinvestem seus recursos em saúde, educação e bem-estar de suas famílias, segundo o Fórum Econômico Mundial. “Estamos também utilizando as redes sociais para trazer essas mulheres para a conversa e criar uma comunidade forte. Pedimos que elas gravem seus vídeos com seus objetivos e/ ou mostrando seu empreendimento e , usando a #decreditoparaelas para mostrarmos que elas não estão sós”, afirma Mariane.
Movimento Expansão
site: www.movimentoexpansao.com.br
e-mail: contato@movimentoexpansao.com.br
instagram: @movimento_expansao
linkedin: movimentoexpansao
facebook: mov.expansao
Natalia Iponema
Agencia Maria Sao Paulo
@agenciamariasaopaulo
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.