Pesquisa realizada pela Armatore Market+Science aponta o impacto da descoberta sobre a ação da Máfia das Apostas na percepção dos torcedores de futebol. A pesquisa foi realizada de forma online e considerou as respostas de cerca de 600 torcedores brasileiros de 18 estados do País e do exterior. A maior parte do público respondente se declara como do gênero masculino e informa ter comportamento altamente identificado com o futebol – ou seja, o esporte é o seu favorito e motivo para que os jogos sejam acompanhados com alta frequência.
A maioria dos respondentes do estudo (66,8%) informa ter perdido a confiança na lisura das partidas de futebol após as ações que revelaram a chamada Máfia das Apostas. A esmagadora maioria, 92,8% dos respondentes, avalia que os jogadores envolvidos devem ser punidos e uma grande parte da amostra (58,8%) considera que os clubes de futebol são vítimas. Outra parte significativa (37,8%) também enxerga as casas de apostas como outras vítimas do escândalo.
A análise mais aprofundada do tema, porém, traz diferentes percepções dos torcedores, dependendo da sua relação mais ou menos frequente com as casas de apostas. Para chegar a isso, o estudo considerou três diferentes grupos dentro da amostra total. O primeiro contempla os respondentes que nunca realizaram apostas esportivas; o segundo reúne os torcedores que apostam frequentemente (mais de uma vez por semana); e o terceiro grupo contempla os apostadores moderados, que já fizeram apostas, mas esporadicamente.
Entre os respondentes que fazem apostas de forma frequente, 63% concordam que as casas de apostas são vítimas da Máfia das Apostas. Entre os apostadores moderados, a taxa é menor e fica em 46,5%. Já entre quem disse nunca ter feito apostas, o entendimento é bastante diferente – apenas 38% entendem que as casas de apostas são vítimas do esquema.
A despeito disso, a grande maioria (66,5%) se mostra favorável à legalização das apostas. Esse indicador é reforçado pela discordância da maioria dos respondentes (57,4%) de que o mercado de apostas deveria ser recolocado na ilegalidade.
“A investigação da Máfia das Apostas está em andamento. O estudo sugere que os fãs torcem para que o Ministério Público consiga desvelar o esquema, trazendo lisura e ampliando a confiança no esporte favorito dos brasileiros”, diz Fernando Fleury, CEO da Armatore e especialista em marketing esportivo. “Claramente há demanda para que o futebol seja um ambiente sem qualquer tipo de manipulação. E isso está vinculado principalmente aos jogadores, que, na percepção dos torcedores, são os principais culpados pelo escândalo”, adiciona.
Para o mercado de apostas, diz Fleury, a pesquisa aponta a necessidade de um trabalho direcionado a mostrar ao público que nunca apostou como as empresas atuam em prol da lisura.
Sobre a Armatore Market+Science
A Armatore Market+Science é pioneira em análise do comportamento de fãs em larga escala no Brasil, por intermédio de Inteligência Artificial e reúne cases de sucesso em sua atuação para clubes e empresas do setor esportivo. Por meio de IA, ela ajuda as organizações a aumentar a audiência, converter mais vendas e definir patrocínios mais valiosos. Recém-investida pela Ventiur Smart Capital, a Armatore começa a levar a solução também para setores como o varejo e indústrias que coletam dados do comportamento de compra dos seus fãs e consumidores.
Elaine D’Avila
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.