Notícias

Tendência de família ao câncer: reconhecer ajuda a prevenir e combater a doença

Simpósio Síndromes Hereditárias do Câncer em 16 e 17/6 promovido pela SBP com o apoio do grupo de Classificação de Tumores da Organização Mundial de Saúde (OMS) discutirá o tema e reunirá no Rio especialistas renomados

São Paulo, 12 de junho de 2023 – Na sexta-feira e no sábado desta semana, 16 e 17 de junho, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e pelo grupo de Classificação de Tumores da Organização Mundial de Saúde (OMS) reunirá no Rio de Janeiro geneticistas, oncologistas, patologistas, cirurgiões oncológicos, e outros especialistas que estão envolvidos nos cuidados do paciente com câncer. Grandes nomes internacionais e brasileiros de diversas especialidades vão debater esse assunto atual e fundamental que são as síndromes genéticas, familiares envolvidas na predisposição ao desenvolvimento de tumores. Esse será o primeiro simpósio que se antecipa a publicação de um novo volume, que passará a fazer parte da coleção dos livros azuis da WHO 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Cerca de 10% dos cânceres têm origem genética”, diz a Dra. Katia Ramos Moreira Leite, única médica da América do Sul a integrar o corpo editorial dessa importante coleção e integrante do Conselho Consultivo da SBP. 

Quanto mais precoce o diagnóstico do câncer, maiores as chances de cura e sabemos que os indivíduos portadores de genes de predisposição apresentam os tumores mais precocemente e devem iniciar o rastreamento antes das datas recomendadas.  Também o modo de rastreamento pode ser diferente. Por isso, a importância do conhecimento dessas síndromes por todas as especialidades médicas. Com a detecção precoce, as chances de tratamento bem-sucedido e cura são bem maiores”, observa.

No Simpósio, a primeira apresentação após a abertura, na sexta-feira, 16/6, será do Editor chefe do grupo de Classificação de Tumores da OMS, Dr. Ian Cree. Ele falará da iniciativa da OMS para classificar síndromes hereditárias do câncer. O evento antecipará a publicação sobre o tema no próximo volume da série Blue Books, os livros de capa azul da OMS que fazem a padronização e atualização da classificação de tumores em todo o mundo. 

É a partir dessas classificações que os cânceres são diagnosticados e seus tratamentos não apenas definidos, mas também, em muitos casos, desenvolvidos para posteriormente ter medicamentos produzidos.  

O simpósio é também organizado pela Sociedade Internacional de Tumores Gastrointestinais Hereditários (InSIGHT) e pelo Grupo de Genética de Câncer do Reino Unido. Na programação, há médicos e pesquisadores da Europa, Ásia e Estados Unidos, além da América Latina. 

Entre os nomes internacionais, estão o Dr. Ian Frayling, oncogeneticista britânico com alta experiência no tema; Dra. Joanne Ngeow Yuen Yie, do National Cancer Centre de Singapura; Dra. Vania Nose, do Massachusetts General Hospital Boston e autora do Diagnostic Pathology: Familial Cancer Syndrome. 

Vários médicos patologistas, que têm um papel fundamental no diagnóstico do câncer, estarão presentes, entre eles, do Brasil, a Dra. Isabela Werneck da Cunha, da Rede D’OR; o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos da SBP, Dr. Felipe D’Almeida Costa e a secretária-geral da Sociedade, Dra. Marina De Brot, os dois últimos médicos do A. C. Camargo Cancer Center

Entre os médicos brasileiros, diversos especialistas com alta relevância internacional também de outras especialidades participarão como Dra. Maria Isabel Achatz, Dra. Patrícia Prolla, Dr. Bernardo Garicochea, Dr. José Claudio Casali, Dr. Rodrigo Guindalini e José Mauricio Mota. 

O evento tem o apoio institucional das sociedades médicas brasileiras de Cirurgia Oncológica (SBCO), Genética Médica e Genômica (SBGM), Medicina Nuclear (SBMN),de Oncologia Clínica (SBOC), Radioterapia (SBRT) e Reumatologia (SBR), além da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), Collaborative Group of the America for Inherited Gastrointestinal Cancer e The Association of Clinical Pathologists do Reino Unido. 

Agenda

Simpósio Síndromes Hereditárias do Câncer

Dias:  16 e 17 de junho de 2023

Local: Windsor Marapendi – Avenida Lúcio Costa 5.400, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Informações: https://www.sbp.org.br/eventos/genetic-tumor-syndromes-symposium-2023/

Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove eventos como o bianual Congresso Brasileiro de Patologia e o 34º será em Belém, em 2024. A SBP também produz a publicação “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Agência Blue Chip
Carla Santos