Clima Meteorologia Notícias

Frio de quase 8ºC abaixo de zero na Serra Catarinense

Santa Catarina amanheceu hoje com mínimas de quase 8ºC abaixo de zero na madrugada mais fria deste ano até agora no Planalto Sul Catarinense, o que acabou por gerar congelamento e a formação de geada de intensidade muito forte a severa na região de maior altitude do estado e do Sul do Brasil.

O intenso resfriamento foi consequência do ingresso no fim de semana de uma massa de ar mais frio associada a um centro de alta pressão que se instalou sobre o Sul do Brasil depois do ciclone da sexta-feira que trouxe mortes e destruição.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Com o tempo aberto, o vento calmo e o ar seco da madrugada desta segunda-feira, esfriou mais que nas madrugadas do fim de semana que tiveram nuvens ainda em parte do Rio Grande do Sul. O resultado foram as mínimas extremamente baixas.

De acordo com dados de estações da Epagri-Ciram, as menores mínimas nesta segunda-feira em Santa Catarina foram de -6,8ºC em Bom Jardim da Serra, -6,7ºC em Urupema, -5,3ºC em Urubici e 4,2ºC em São Joaquim.

Já estações da Prefeitura Municipal de São Joaquim indicaram mínimas hoje cedo de -7,9ºC no Jardim Bandeira, -7,8ºC no Vale Caminhos da Neve e -6,3ºC em Painel. São as menores marcas neste ano até agora nestas estações.

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

A temperatura caiu abaixo dos 5ºC em grande parte do Meio-Oeste catarinense e em diversos pontos do Leste do estado, onde a influência do ar frio era maior. A temperatura em Rancho Queimado, área elevada da Grande Florianópolis, desceu a 0,5ºC.

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

Com o frio congelante, a geada cobriu os campos na área de São Joaquim e outras cidades do Planalto Sul Catarinense e teve intensidade muito forte, o que acabou proporcionando postais de inverno e frio congelante.

A previsão da MetSul Meteorologia indica que hoje foi o auge deste episódio de frio, uma vez que nos próximos dias a tendência é de elevação da temperatura, o que vai proporcionar a volta da chuva ao Sul do Brasil.

MYCCHEL LEGNAGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

Nesta terça-feira cedo, entretanto, ainda faz muito frio. De acordo com a previsão da MetSul, as mínimas devem ficar ao redor de -4ºC a -2ºC no Planalto Sul Catarinense, novamente com formação de geada forte nas baixadas.

Por MetSul