Administração Negócios Notícias Trabalho

Mulheres na engenharia: profissionais ocupam cada vez mais espaço em grandes players da indústria química

Celebrado no dia 23 de junho, o Dia Internacional da Mulher na Engenharia valoriza a presença feminina na área; colaboradoras ocupam cargos cruciais na Projesan Water & Co.

São Paulo, junho de 2023 – O mercado de engenharia é um cenário composto, de maneira majoritária, por homens. Por mais que se tenha percebido um aumento na participação feminina nesta área, dados do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) mostram que apenas 19.3% dos profissionais de engenharia no Brasil são mulheres, sendo que a participação feminina entre os profissionais ativos na área é de apenas 15%.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Para valorizar a atuação das mulheres no segmento, a Women’s Engineering Society (WES), do Reino Unido, estabeleceu em 2014 que no dia 23 de junho seria celebrado o Dia Internacional da Mulher na Engenharia. A data também reforça a luta contra o preconceito que muitas mulheres enfrentam diariamente para exercer o direito de trabalhar como engenheiras.

A presença feminina no setor de engenharia não é limitada ao aspecto operacional. Há exemplos de grandes profissionais que ocupam cargos de liderança em empresas com grande representatividade no mercado nacional, como é o caso da Eng. Michely Eberhardt, Coordenadora de SGI da Projesan Water & Co®, empresa química especializada no tratamento de água para o segmento B2B.

A especialista é responsável por tarefas como supervisão e execução do controle de qualidade, análises químicas, aplicação e testes de produtos, pesquisa e desenvolvimento de produtos e formulações e planejamento estratégico. Para Michely, a presença de mulheres na empresa reflete o momento atual do mercado. “Estar em um cargo de liderança em uma grande empresa no setor e que possui a engenharia química como o principal pilar de atuação demonstra que estamos conquistando espaço através de nossa competência”, afirma.

À frente dos projetos de engenharia da planta de Capivari/SP a Projesan também conta com uma profissional qualificada. Trata-se de Eng. Fernanda Almeida Takahashi, Coordenadora de Engenharia na unidade paulista. Fernanda é responsável pela revisão e análise crítica de projetos, análise de viabilidade e acompanhamento de cronograma e orçamento realizando tarefas voltadas à produção e qualidade do produto final.

Ser a responsável pelos processos da engenharia de uma planta química mostra que sim, mulheres podem ocupar qualquer posição desde que lhe sejam dadas oportunidades. Sabemos que em outros tempos a profissão era dominada por homens, mas hoje o cenário pode e deve ser diferente”, diz.

A Projesan atua com empresas no setor de tratamento de água, papel e celulose e outras indústrias que tratam água em grande escala, entre elas estão a Sanepar e Aegea Saneamento. Com sede em Santa Catarina (SC), possui escritório em São Paulo e duas unidades fabris e localizados nas cidades de Gaspar (SC) e Capivari (SP).

Hoje, a empresa conta com mais de 140 colaboradores, logística com frota própria, dois laboratórios de P&D, além de ter alcançado reconhecimentos importantes no mercado, como a classificação em 2022 no Ranking EXAME de Negócios em expansão que elenca as empresas que mais cresceram no mercado.


Sobre a Projesan

A Projesan Water & Co®, empresa especializada no tratamento de água no segmento B2B, desenvolve soluções e produtos com o melhor custo-benefício para o tratamento de águas industriais e municipais. Com atuação no Brasil e América Latina, atualmente Projesan emprega mais de 140 colaboradores, que atuam em suas duas unidades fabris e dois centros logísticos localizados nas cidades de Gaspar (SC) e Capivari (SP).

Informações à imprensa

Seven PR | projesan@sevenpr.com.br

Gabriel Ojea