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Oficinas profissionalizantes oferecem oportunidades de preparação para o mundo do trabalho aos estudantes de Ibirama

Como se comportar numa primeira entrevista de emprego? O que deve constar o currículo de quem busca uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho? Quais exigências são exigidas pelo mundo do trabalho? Essas e outras questões que preocupam adolescentes na espera da entrada para a vida adulta são o foco do Projeto Preparação ao Mundo do Trabalho, da OLAKUNDE- Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã, cujas atividades iniciaram essa semana em Ibirama e se estendem até o fim deste ano letivo.

O objetivo principal da iniciativa é ofertar oficinas profissionalizantes para adolescentes de uma escola da educação básica da rede municipal de ensino, a EEB Gertrud Aichinger, no Centro. As atividades do projeto contemplaram turmas Ensino Médio preparando-os para atuar no mundo do trabalho de forma assertiva, ampliando competências necessárias para sua aprendizagem prática, teórica, comportamental e social.

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Por falta de orientação e perspectiva de futuro, muitos jovens abandonam a formação escolar básica, ingressando precocemente no mundo do trabalho, quase sempre em condições de subemprego. Daí a importância de introduzir a preparação profissional no contexto pedagógico, para a inserção do jovem acontecer de forma mais qualificada e menos improvisada. O projeto parte da premissa de que a educação é condição essencial para a entrada e permanência no mundo do trabalho.

Na avaliação da coordenadora do projeto, a educadora Shirlei Silva, a proposta estimulará as múltiplas habilidades para sua autorrealização profissional. “Desta forma os estudantes afetados estarão preparados para atuar na contemporaneidade da indústria 4.0, atendendo as demandas do mundo do trabalho do século XXI”, defende.

O curso busca contribuir na formação crítica e na autonomia dos jovens

O curso assume a importância de colaborar para formação de jovens conscientes e críticos de seu papel profissional, bem como, para o fortalecimento de atitudes proativas a partir da autonomia e dos princípios de colaboração coletiva. O projeto está estruturado em 14 encontros por turma, incluindo oficinas profissionalizantes, orientação para elaboração do trabalho final, elaboração de currículo para a primeira entrevista, e um encontro para a sua autoavaliação. Na programação, consta ainda a sessão solene de formatura e apresentação dos trabalhos finais.

O curso terá carga horária total de 160 horas, todos os estudantes que atingirem 75% de frequência, receberão certificado. Este projeto atende aos interesses públicos do edital FIA de Chamamento Público nº 01/2023 no sentido de estimular a autonomia, cidadania, protagonismo, ou profissionalização dos estudantes, além de prevenir a evasão escolar, promove a superação de dificuldades de aprendizagem.

Mais informações com a educadora social Shirlei Silva – fone: 47 9616-0434


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