O Banco Central do Brasil (BCB) apresentou a marca oficial para a sua moeda digital: Drex, anteriormente chamada de “real digital”. No dia 7 de agosto, o BCB divulgou um anúncio elucidando o nome. “Drex” se originou das seguintes maneiras:
- “D” e “R” são referências ao Real Digital.
- “E” indica a natureza eletrônica.
- “X” sugere modernidade, conectividade e uso da Tecnologia de Registro Distribuído (DLT).
Não faltam explicações sobre como DLT funciona, mas podemos usar esta:
“A tecnologia de registro distribuído (DLT) é um sistema digital para registrar a transação de ativos em que transações e seus detalhes são registrado em vários lugares ao mesmo tempo. Diferente de bases de dados tradicionais, registros distribuídos não têm um armazenamento central de dados ou funcionalidade administrativa. Em um registro distribuído, cada nó processa e verifica cada item, assim gerando um registro de cada item e criando um consenso sobre a veracidade de cada item. Um registro distribuído pode ser usado para registrar dados estáticos, como um registro, e dados dinâmicos, como transações.”
O design visual de Drex inclui duas setas no “D” maiúsculo, ilustrando a transformação do real, moeda convencional, para sua forma digital. A mudança de cor do azul ao verde simboliza uma “transação bem-sucedida”.
Recentemente, um especialista em blockchain, Pedro Magalhães, encontrou funções no código da Drex que poderiam permitir que uma entidade centralizasse e controlasse certos aspectos, como congelamento de fundos ou alteração de saldos. Fabio Araujo, um economista ligado ao BCB, comentou que o CBDC pode ser uma ferramenta contra crises bancárias no Brasil.
Em um contexto internacional, o Banco Central da Rússia recentemente desvendou a identidade visual do seu CBDC, nomeado rublo digital. Com o símbolo tradicional do rublo em um círculo, ele é disponibilizado em quatro combinações de cores: vermelho e branco ou preto e branco.
Com informações da ADVFN e MoneyTimes
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.