Agricultura Agronegócios Educação Notícias

Associação de Apicultores de Capinzal e Ouro realiza atividade de Educação Ambiental

Na terça-feira, dia 29 de agosto, a Associação de Apicultores de Capinzal e Ouro promoveu uma enriquecedora atividade de educação ambiental em parceria com a Escola Construindo Sonhos, do Loteamento Novo Horizonte, em Capinzal.

Edson Fernando Spier, biólogo e membro da associação, recebeu os alunos em sua residência no bairro Parque Jardim Ouro, no período da manhã, onde os mesmos foram agraciados com valiosos conhecimentos sobre a importância das abelhas e sua contribuição vital para o ecossistema. Edson ressaltou não somente o papel fundamental das abelhas na produção de mel, mas também a importante atividade de polinização que impacta diretamente na fertilização de plantas, matas e recursos hídricos.

Edson demonstrou na prática a diferença entre apicultura e meliponicultura. A primeira, voltada para abelhas com ferrão, e a segunda, focada em abelhas nativas brasileiras, que não possuem ferrão.

Os alunos puderam entender a relevância de ambas as práticas e como elas contribuem para a natureza e a produção sustentável. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade única de observar abelhas sem ferrão em ação, verificando os potes de mel, os discos de criação e até mesmo a majestosa rainha em seu habitat.

O biólogo ainda, aproveitou para desconstruir mitos e receios associados às abelhas com ferrão, enfatizando a importância de compreender suas características e aprender a interagir com segurança. Ele destacou que a educação é a melhor forma de prevenir acidentes e de aproveitar os diversos benefícios trazidos por esses insetos tão essenciais para o equilíbrio ambiental. Com a primavera se aproximando, o encontro proporcionou aos alunos uma visão em primeira mão do papel da polinização nas flores, exibindo a coleta de néctar e pólen por abelhas em ação. Uma abelha, observada durante a palestra, retornou com suas patas carregadas de pólen, ilustrando vividamente o processo em questão.

Edson se mostrou muito feliz com a atividade realizada, segundo ele as crianças estavam afiadas e com muitas perguntas, “foi muito bom a conversa que tivemos e espero que outras atividades como essa possam acontecer” destacou em entrevista a Capinzal FM.

Douglas Varela


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.