Agricultura Culinária Notícias

Pesquisadores produzem cerveja artesanal com mel de abelha Tiúba

Trabalho foi desenvolvido por estudantes e professores do Instituto Federal do Maranhão, Campus Caxias.

No Brasil e no mundo, a produção de cerveja artesanal tem crescido significativamente nos últimos anos. Esse aumento se deve, em grande parte, à busca por produtos diferenciados, com sabores e aromas únicos, que proporcionem experiências sensoriais mais ricas e satisfatórias para o consumidor. Foi a partir desses dados e sabendo que a adição de mel em cerveja proporciona uma bebida menos encorpada e com teor alcoólico mais elevado, que pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias iniciaram um estudo e produziram, artesanalmente, uma cerveja no estilo American Pale Ale, com a adição de mel da abelha nativa Melipona fasciculata, popularmente conhecida como Tiúba, da florada do cajueiro e do ipê amarelo. 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O estudo foi desenvolvido pelos estudantes Eumália Miranda, Joel Lunga e Valeria Sousa, do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, sob orientação dos professores François Barbosa e Joyce Lopes. “Batizamos a cerveja como Melliscientia Brew, que é a junção das palavras mel, ciência e cerveja artesanal. Por enquanto, fizemos só a análise sensorial. Ainda está faltando a análise físico-química”, explica Eumália Miranda.

A estudante destaca que na fase da análise sensorial participaram vinte provadores voluntários não treinados, maiores de idade e consumidores de cerveja. “Após a degustação, esses voluntários preencheram uma ficha de avaliação descritiva, que tinha uma escala que variava de nenhum, fraco, médio até forte”, disse Eumália Miranda. De acordo com a aluna, a cerveja foi muito bem aceita, pois 65% dos voluntários caracterizaram a bebida como uma cerveja de cor média, 55% com espuma uniforme no nível forte e 55% sem turbidez.

Após a análise físico-química, será produzido um artigo científico. “Nós pretendemos apresentar esse trabalho na nona edição do Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos (FOCAL), que ocorre junto com o quinto Simpósio Nacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICITEA). Ambos estão previstos para ocorrer de 26 a 29 de setembro, no ​​​​​​​Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba”, afirma a aluna.

Por Gabriel Willian
Fonte: IFMA