Agricultura

Apaixonado por abelhas, casal leva ‘palavra’ de que mel não é tudo igual

Dedicando a vida à produção de mel, Carla Gomes Gonçalves e Wendel Martins  decidiram que sua missão é mostrar que “mel não é tudo igual”. Investindo no alimento de floradas, o casal trabalha em família com um processo preocupado com a natureza.

Enquanto Wendel já era instrutor de apicultura, Carla optou por também entrar na área. Com o apiário localizado em Bela Vista, eles narram que o processo é bastante manual.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

“É artesanal até mesmo no momento da centrifugação. Nós trabalhamos com floradas específicas e realizamos o monitoramento. Cada florada tem um sabor, textura e cor. Com isso, conseguimos também trazer as propriedades medicinais de cada planta para o nosso consumidor”, explica Carla.

Explicando sobre a dinâmica desse tipo de produção, Carla detalha que o mel é “construído” conforme o tempo da própria natureza. Isso porque ao invés das colmeias serem aleatórias, elas são instaladas em árvores e plantas.

Produção envolve mel de floradas diferentes e criação de velas. (Foto: Juliano Almeida)
Produção envolve mel de floradas diferentes e criação de velas. (Foto: Juliano Almeida)
Presente em feiras, a família quer espalhar as "palavras do mel". (Foto: Juliano Almeida)
Presente em feiras, a família quer espalhar as “palavras do mel”. (Foto: Juliano Almeida)

No caso de sua produção, ela comenta que tudo depende da região de Bela Vista. “Dependendo da época do ano nós temos floradas diferentes. Isso depende  muito do bioma do Pantanal. Nosso Apiário fica na área rural, no assentamento onde os pais do meu esposo residem”.

Atualmente, as floradas são de angico preto, espinilho e assa-peixe, cada uma sendo indicada para um tipo diferente de consumo. De acordo com Carla, as propriedades das plantas se somam às naturais do mel.

No caso da assa-peixe, entre os benefícios estão o combate à bronquite, dores musculares, gripe e atuação como analgésico. Já o espinilho é mais focado para inflamações e dores de cabeça.

Por último, exemplificando com mais uma florada do casal, o angico preto ajuda a eliminar substâncias nocivas e auxilia na cicatrização da pele. Com isso em mente, o potencial do mel é ainda maior e, além disso, o sabor também é específico para cada tipo.

E, em relação aos produtos, a venda é a partir de R$ 25 com vidros de 15 ml. Além dele, há também velas com cera reutilizada. Para consultar mais informações sobre valores e disponibilidade, o perfil do Instagram é @florabeems.


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.