- Interior adota nova filosofia de design que irá direcionar os próximos modelos de produção em série da marca das quatro argolas;
- Cockpit digital tem display curvo ao condutor, head-up display com realidade aumentada e tela independente ao passageiro dianteiro;
- Materiais recicláveis e revestimentos tridimensionais são pensados para oferecer sensação de espaço, leveza, conforto e aconchego.
São Paulo, 06 de setembro de 2023 – Projetado de dentro para fora: o interior do novo Audi Q6 e-tron, que será lançado no próximo ano no Brasil, adota a filosofia de design que irá direcionar o interior dos próximos modelos de produção em série da marca das quatro argolas. Com foco integral nas necessidades dos usuários, o cockpit combina um design tridimensional com alto contraste a uma arquitetura espacial que oferece tecnologia, estética e sustentabilidade em perfeito equilíbrio. O Audi Q6 e-tron é o primeiro da série de modelos da fabricante que adotam a recém desenvolvida plataforma elétrica premium, ou Premium Platform Electric (PPE), em inglês.
“Digitalização, sustentabilidade, liberdade e novas formas de utilizar o tempo – vivemos inquestionavelmente na época emocionante da história do design do automóvel. Portanto, é o momento ideal para mentes corajosas e criativas fazerem perguntas inovadoras e abandonarem o caminho já trilhado até agora. É o momento de encontrar respostas inteligentes em novos lugares”, afirma o chefe de design da Audi, Marc Lichte. “Uma dessas questões constitui o ponto de partida do nosso novo processo de design: o que os nossos clientes querem experimentar dentro e com o seu veículo?
“Ao compreender o interior como o centro da vida e das experiências dos nossos clientes, moldamos de forma única o espaço, arquitetura e funções do veículo conforme as suas necessidades e desejos, projetando o veículo de dentro para fora. Com o Q6 e-tron, estamos dando forma concreta à nossa visão no presente”, conclui Lichte.
Cabine com design integrado
O interior com estruturas claras enfatiza o ambiente acolhedor. O chamado “Softwrap”, que reveste a parte inferior do painel central com opção de diversos materiais, se estende desde as portas e atravessa todo o cockpit até o console central, criando uma sensação de espaço homogêneo. As cores e os materiais de alta qualidade, alguns deles feitos de materiais reciclados, também são utilizados nos assentos.
Dessa forma, todos os componentes da cabine estão integrados como um único espaço. Todos os materiais, dos macios até as peças em preto brilhante, foram selecionados pensando na funcionalidade e destacam as diversas partes da cabine por meio do design.
O acabamento interno torna-se agora um elemento de design funcional. Além de proporcionar uma sensação de amplitude, tal filosofia cria clareza, conforto e aconchego. As saídas de ar horizontais estreitas contribuem harmoniosamente para o visual. Um conjunto de controles está integrado na maçaneta da porta do lado do motorista e combina perfeitamente com o cockpit. Ele possui as funções mais importantes, como configurações de espelhos, funções de assento e porta e configurações de luz e visibilidade.
Estética sustentável
Alguns dos materiais utilizados no chamado “Softwrap” são produzidos de forma sustentável, como o tecido reciclado Elastic Melange, que é feito de poliéster 100% reciclado. Os bancos esportivos com costuras contrastantes também estão disponíveis opcionalmente em Elastic Melange. O tecido Argument, por sua vez, está disponível como opção para os assentos e para o forro do teto.
Plataforma Elétrica Premium (PPE)
O Audi Q6 e-tron incorpora o DNA da Audi e atinge um equilíbrio perfeito entre desempenho de condução, carregamento e inovação técnica. Graças à nova plataforma PPE, desenvolvida especialmente para a mobilidade elétrica, o veículo também possui um interior espaçoso altamente adequado para o uso diário, com diversos nichos e porta objetos.
O console central possui dois porta copos, uma bandeja e duas entradas para carregamento de smartphones. Como é característico dos veículos elétricos sem túnel central, há espaço extra para as pernas, priorizando a mobilidade dos ocupantes.
O porta-malas oferece 526 litros – quando os assentos traseiros são rebatidos, o espaço sobe para até 1.529 litros. Os bancos traseiros rebatem-se individualmente (40:20:40) e há um espaço adicional de 64 litros sob o capô dianteiro.
Display curvo independente
O interior é dominado pelo “palco digital” com o display panorâmico Audi MMI e o display do passageiro dianteiro MMI. Os displays estão perfeitamente integrados no conceito de design e proporcionam ao interior uma sensação espaçosa e arejada. O display panorâmico Audi MMI apresenta um design curvo e contempla a tecnologia OLED. As telas contam com com Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas, além do display MMI touch de 14,5 polegadas. A tela com forma curva lembra o Singleframe, identidade da Audi, e a iluminação ambiente faz com que a tela curva pareça flutuar à noite.
Para o passageiro dianteiro, opcionalmente, o palco digital é complementado individualmente por um display MMI de 10,9 polegadas, que está perfeitamente integrado ao design do painel. Um modo de privacidade permite que o passageiro assista a filmes sem distrair o motorista. Ao mesmo tempo, permite ao passageiro auxiliar o condutor, por exemplo, na navegação.
O head-up display com realidade aumentada representa um avanço significativo na tecnologia e mostra informações relevantes como velocidade, sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação. A imagem virtual cria a impressão de que os itens exibidos estão flutuando a até 200 metros de distância e interagem com o ambiente. O motorista consegue entender o funcionamento das telas também em condições de baixa visibilidade.
Luzes interativas no interior
Internamente, há luzes interativas (IAL, na sigla em inglês) que auxiliam o carro na interação com seus ocupantes em três funções centrais. Entre elas, a função de boas-vindas, a indicação de quando o veículo está trancado e destrancado.
O IAL também auxilia na segurança: por exemplo, visualiza os piscas dinâmicos. No entanto, o IAL continua sendo um display adicional e não substitui os piscas no cockpit virtual. Por fim, ele também visualiza outras informações, como exibição do nível de carga e progresso do carregamento, mostradas como uma luz pulsante.
Assistente de voz com autoaprendizagem da Audi e loja de aplicativos integrada
A nova plataforma eletrônica garante que os clientes da Audi experimentem a digitalização do veículo mais do que nunca. Sendo o primeiro veículo baseado na nova arquitetura E3, a série Audi Q6 e-tron está equipada com um interior digital totalmente conectado.
Várias funções estão agora interligadas de forma inteligente, permitindo uma nova experiência interior e funcionalidades inovadoras. Ao mesmo tempo, a Audi está introduzindo uma plataforma de infoentretenimento completamente nova e uniforme no Audi Q6 e-tron, desenvolvida com a empresa de software CARIAD.
O modelo conta também com com um elevado grau de conectividade. Por exemplo, os usuários podem controlar muitas funções do veículo usando o assistente de voz com autoaprendizagem da Audi. Profundamente integrado ao veículo, o assistente é agora representado pela primeira vez por um avatar no painel (“Audi Assistant Dashboard”) e pelo head-up display de realidade aumentada.
O usuário ativa o assistente com a frase “Hey, Audi”. Também pode ser ativado por meio de diversos outros pontos de contato e do aplicativo myAudi. O novo conceito de visualização e operação permite ao condutor procurar o posto de carregamento mais próximo através de diálogo de voz e selecionar na lista através da tela sensível ao toque.
Os comandos orais também são mostrados no display e o assistente digital aprende continuamente com o comportamento do usuário para oferecer a melhor experiência possível. Esse suporte pode ser dividido em três categorias: sugestões proativas (informações contextuais são usadas para sugerir funções para ativação de forma proativa e situacional), rotinas inteligentes (sequências operacionais recorrentes são automatizadas, como o uso do ar-condicionado dos bancos de acordo com determinadas temperaturas externas) e listas inteligentes (como listas de chamadas).
Graças a uma loja de aplicativos, os usuários também podem usar muitos dos seus aplicativos favoritos diretamente na tela do veículo. Ao incorporar a loja, que foi desenvolvida em conjunto com a CARIAD e seu parceiro Harman Ignite, os clientes podem acessar direta e intuitivamente aplicativos populares por meio do display sensível ao toque MMI. Os aplicativos selecionados são instalados diretamente no sistema de infoentretenimento da Audi – sem a necessidade de um smartphone. Os usuários também podem interagir com seus aplicativos por meio de comandos de voz.
Precisão acústica do sistema de som 3D
O sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D, opcional do Audi Q6 e-tron, oferece a máxima precisão acústica. A música é ouvida exatamente como foi gravada – para uma experiência sonora natural e impressionante. Um amplificador altamente eficiente está no coração do Bang & Olufsen Premium Sound System. Ele aciona 22 alto-falantes com 830 watts. Quatro estão integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, um design que permite à Audi introduzir pela primeira vez as chamadas zonas sonoras.
Os alto-falantes de graves nas portas dianteiras ficam em uma caixa separada, causando menos vibração nas partes próximas e garantindo que o som seja reproduzido com grande precisão. Isto melhora a qualidade do som e reduz a propagação do som fora do veículo. A dissociação do alto-falante também proporciona graves precisos e volumosos. Letras iluminadas encenam o sistema de som à noite.
Com este interior multifacetado, que a Audi reconhece como “o centro da vida e das experiências dos nossos clientes”, o Q6 e-tron satisfaz as necessidades dos seus usuários por meio de design e tecnologia de formas nunca antes possíveis.
Comunicação Audi do Brasil
www.audi-imprensa.com.br
O Grupo Audi, com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos fabricantes mais bem sucedidos de automóveis e motos no segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados mundialmente e produz em 22 localidades de 13 países. Subsidiárias 100% da AUDI AG incluem Audi Sport GmbH (Neckarsulm, Alemanha), Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália) e Ducati Motor Holding S.p.A. (Bolonha, Itália). Em 2022, o Grupo Audi entregou aos clientes cerca de 1,61 milhão de veículos da marca Audi, 15.174 veículos da marca Bentley, 9.233 carros esportivos da marca Lamborghini e 61.562 motos da marca Ducati. No ano fiscal de 2022, a AUDI AG atingiu um faturamento total de 61,8 bilhões de euros e um lucro operacional antes de itens especiais de 7,6 bilhões de euros. Atualmente, mais de 87.000 pessoas trabalham para o Grupo Audi no mundo todo, sendo mais de 54.000 na Alemanha. Com novos modelos, ofertas inovadoras de mobilidade e outros serviços atrativos, a Audi está se tornando uma provedora de mobilidade individual premium e sustentável. Mais de 87.000 pessoas trabalham para o Grupo Audi no mundo todo, sendo mais de 54.000 na Alemanha. Com novos modelos, ofertas inovadoras de mobilidade e outros serviços atrativos, a Audi está se tornando uma provedora de mobilidade individual premium e sustentável.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.