Comportamento Cultura Notícias Religião

A verdadeira formação católica envolve estas três coisas

por Francis Slobodnik – Traduzido por Mauro Demarchi

Para quem deseja ser católico no sentido mais amplo, existem três áreas para formar uma alma completa e equilibrada.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Essas áreas são a formação espiritual e religiosa, a formação moral e do caráter e a formação cultural. Eles não se excluem. Cada um tem sua forma de trabalhar. Todos eles interagem e levam ao bom funcionamento da alma.

Essa formação é um processo vitalício que começa na infância e só termina com a morte. Envolve o intelecto, a vontade, as emoções e os sentidos. Todo ser humano, independentemente da idade, precisa se engajar nessa formação.

A formação religiosa e espiritual é o primeiro e mais importante componente. Envolve o cultivo das virtudes teologais da fé, esperança e caridade, as virtudes cardeais e todas as outras que decorrem desses dois conjuntos de virtudes. A formação espiritual consiste em formar a alma para conhecer, amar e servir a Deus. Isso pode ser feito não apenas na teoria, mas também na prática ao expressar a Fé.

Por exemplo, um menino que vê um dos pais fazer o sinal da cruz ou orar com devoção é influenciado por essas ações, mesmo que não entenda totalmente o significado delas. À medida que amadurece, ele pode aprender mais por meio de palavras, ações ou reflexões. Ele colocará em prática esta formação religiosa e espiritual, imitando o que viu.

A segunda área de formação é a formação moral e de caráter. Este tipo de formação desenvolve um senso moral católico completo, pelo qual a pessoa compreende o certo do errado, como e quando agir; espiritualmente, mentalmente, verbalmente e fisicamente. Quanto mais completa for a formação, mais profunda será a compreensão deste código moral. À medida que envelhecemos, essa formação de caráter se aprofunda e cria hábitos fortes.

A terceira área de formação, comumente negligenciada, é a formação cultural. Uma cultura é a visão do universo de um determinado povo ou área que abrange a extensão de seu conhecimento humano especialmente nos campos teológico, filosófico e científico. Ela se reflete nas artes, modas, alimentação, educação, literatura, arquitetura, lazer, costumes, formas de comportamento e estruturas sociais.

Todas as sociedades têm alguma forma de cultura. No entanto, a cultura mais excelente é aquela orientada pelos ensinamentos da Igreja Católica . Assim, as conquistas culturais da Civilização Cristã são admiradas e imitadas em todo o mundo.

Segundo Santo Inácio de Loyola, “Todas as coisas deste mundo são dádivas de Deus, criadas para nós, para serem o meio pelo qual podemos conhecê-lo melhor, amá-lo com mais segurança e servi-lo com mais fidelidade”.

Os elementos culturais não precisam ser especificamente religiosos, porque toda cultura tem coisas que são dignas de admiração quando refletem o bom, o verdadeiro e o belo.

A alma bem formada constantemente observa, ouve, prova, toca e depois analisa o significado cultural de tudo o que está ao seu redor. Alguns objetos convidam a uma reflexão profunda. Outros precisam de menos tempo para observar e refletir.

A formação cultural, assim como a formação espiritual e de caráter, requer apoio e orientação dos pais, parentes, professores, clérigos, amigos e vizinhos. Por conta própria, uma pessoa não terá meios para desenvolver uma compreensão e apreciação culturais completas. Acima de tudo, a cultura precisa da orientação da lei natural e dos ensinamentos da Igreja.

O mundo contemporâneo carece de cultura autêntica porque negligencia a formação no campo espiritual e moral. O que hoje é descrito como cultura é, na verdade, uma degradação da cultura, pois não reflete o bom, o verdadeiro e o belo. Basta dar uma olhada em algumas das coisas apresentadas como cultura para chegar a essa conclusão óbvia.

O exercício do apreço pela cultura pode ser grandioso ou simples. Não é preciso ter um alto nível de educação formal ou riqueza para apreciar a cultura autêntica. O escopo dessa apreciação pode ser tão grande quanto o mar e tão pequeno quanto os lírios do campo.

Exercer o apreço católico pela cultura será uma influência positiva tanto na vida espiritual como na moral. A alma que não vê valor na cultura sofrerá a deformidade de não poder apreciar a verdadeira beleza.

Todas as três formações são necessárias para ser um católico no sentido pleno. Negligenciar qualquer um deles deve ser evitado a todo custo.