Notícias Turismo

Primeiro circuito de caminhada e cicloturismo planejado organizado do Brasil – Sabe onde fica?

A região onde foi implantado é beneficiada por parceria da iniciativa privada com o poder público.

O Circuito do Caminhante é um roteiro de mais de 200 quilômetros que interliga nove cidades do Vale Europeu por meio de estradas estreitas, em sua maioria rurais.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

O Circuito começa e termina no município de Indaial, que está geograficamente no centro do circuito. Ao redor dele, estão as outras cidades que serão percorridas.

A previsão é de nove dias de caminhada, onde o caminhante encontrará atrativos naturais, religiosos e culturais nas proximidades das rotas diárias.

Esse circuito também poderá ser feito de bicicleta ou de carro, havendo algumas diferenças nos trajetos.

O circuito está estruturado e conta com rede de hospedagens e estabelecimentos de alimentação para apoiar os caminhantes. Ele pode ser tanto percorrido por conta própria, já que é autoguiado, ou também com o auxílio de uma operadora turística credenciada.

O Circuito do Caminhante do Vale Europeu varia seu nível de dificuldade entre moderado e difícil. O percurso completo tem um total de 200 quilômetros com altimetria de 900 metros.

Isso significa que além de caminhar bastante – entre quatro e seis horas por dia – o participante também vai encarar trechos de subida íngreme e ao longo do trajeto alcançar 900 metros de altitude. Por isso mesmo, ele não é um circuito recomendado para iniciantes.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a equipe do circuito via WhatsApp disponível no site.

Ao longo das etapas do percurso pelo Vale Europeu costuma haver estabelecimentos comerciais, como padarias, cafeterias, restaurantes e choperias onde é possível fazer refeições. Nos locais onde não houver muitas opções, haverá um aviso na cartilha de orientações do circuito.

Antes de começar a caminhada, confira os horários de funcionamento dos estabelecimentos e mantenha sempre lanches na mochila por precaução. No mapa disponível no site do circuito é possível ver algumas opções que ficam próximas à rota de cada dia.