O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, entregou ofício ao secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, em que propõe a inclusão de rodovias no Programa Estrada Boa, que prevê a aplicação de R$ 2,165 bilhões para restaurar, implantar e revitalizar 1.504 km de estradas estaduais. Comper participou da reunião de vice-presidentes da Federação, na noite desta quinta-feira, dia 21. Veja os trechos abaixo.
No ofício, Aguiar destacou que, após uma avaliação técnica, a entidade identificou que muitos segmentos rodoviários importantes não foram contemplados no programa. “Por essa razão apresentamos uma relação de trechos rodoviários que deveriam estar incorporados no Programa em questão. A relação é enriquecida com os dados socioeconômicos do entorno de cada uma das rodovias sugeridas”, disse.
Aguiar destacou que o programa é essencial para o estado. “A precariedade da malha rodoviária estadual é um problema histórico e que exige medidas emergenciais. O cenário atual impacta não somente na segurança dos usuários, como também nos custos logísticos de todos os setores da economia, comprometendo a competitividade catarinense, e, consequentemente, a geração de emprego e renda e circulação da economia”, destaca ele, no documento.
Na manifestação, o presidente da FIESC também defendeu a necessidade de garantir investimentos anuais na manutenção preventiva e rotineira das rodovias como uma política de estado. “O montante estimado é de cerca de R$ 200 milhões anuais. Nesse contexto, é importante ressaltar que, a cada real não investido na prevenção, se estima que são necessários, no mínimo, quatro vezes este valor para restauração”, salientou.
Aos industriais, o secretário apresentou os detalhes do programa e o andamento das licitações e das obras. Ele informou, ainda, que na próxima semana terá reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para levar demandas catarinenses na área.
Proposta de inserção de trechos no Estrada Boa
Região do Grande Oeste Catarinense – Importância Econômica dos municípios do entorno das rodovias citadas – Segmentos a Serem Incorporados:
SC-283: Iporã do Oeste e Chapecó
SC-161: Palma Sola/ Anchieta/ Romelândia/ BR-282
SC-155: Xavantina/ Xanxerê/ Bom Jesus/ Abelardo Luz
SC-150: BR-153/ Herciliopolis/ Água Doce/ Catanduvas
SC-350: Lebon Régis/ Entroncamento com BR-116
SC-452: Brunópolis
Regiões Norte-Nordeste Catarinense – Segmentos a Serem Incorporados:
SC-416 e SC-417: Obras de adequação da capacidade (duplicação) da SC 416 e SC 417 em Itapoá/SC.
SC-418: Rio Negrinho/ São Bento do Sul/ Campo Alegre/ Pirabeiraba/ Joinville
SC-477: Papanduva
SC-120: Três Barras / Entroncamento com a BR 280
SC-135: Porto União/ Matos Costa/ Calmon/ Caçador
Região do Vale do Itajaí – Segmentos a Serem Incorporados:
SC-108: Gaspar/ Brusque/ São João Batista
SC-114: Pouso Redondo/ Taió/ Salete
SC-477: Indaial/ Timbó/ Benedito Novo/ Dr. Pedrinho
SC-350: Rio do Sul/ Aurora/ Alfredo Wagner
Região Serrana – Segmentos a Serem Incorporados:
SC-427: Taió/ Passo Manso/ Rio do Campo/ Santa Terezinha
Região Sul – Segmentos a Serem Incorporados:
SC-390: Tubarão/ Pedras Grandes/ Orleans/ Lauro Müller/ Bom Jardim da Serra
SC-108: Rio Fortuna/ Braço do Norte/ São Ludgero/ Orleans/ Urussanga / Meleiro/ Turvo
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Foto: Elmar Meurer– Presidente da FIESC, Mário Cezar Aguiar, entrega o documento para o Secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper
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