Agricultura Agronegócios Clima Meteorologia Notícias

Vídeo do Ronaldo Coutinho assusta moradores da região

Há possibilidade do rio Itajaí-açu “sair da calha”, aponta o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho

Um vídeo do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, que abastece o Canal do Tempo, no YouTube, passou a circular na segunda-feira na região e tem assustado os moradores. Tudo porque ele adverte para um mês de outubro bastante chuvoso, com risco de enchente para o Vale do Itajaí.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Coutinho confirma a previsão de temporais nos primeiros dias de outubro, mas adverte que o pior está por vir entre os dias 7 e 8 deste mês, com a possibilidade do rio Itajaí-açu “sair da calha”. “Muita água para um período de 30 horas e aqui podemos ter problema no Vale do Itajaí, com o rio Itajaí-açu saindo do leito e trazendo transtorno pra região, com queda de barreira, alagamentos em vários pontos e saída de leito do rio [enchente]”.

“Muita chuva nos primeiros 15 dias de outubro. Isso não é chuva distribuída, vai concentrar uma pequena parte na quarta, uma grande parte no final de semana, dá uma trégua e provavelmente lá para o dia 12 e 13 vem outro terceiro evento de chuva. Isso vai ser um problema muito grande no Vale do Itajaí, que é um rio extremamente chato…”, reforça.

O climatologista Sergey Araújo confirma que os modelos mostram o tempo instável com chuvas para essa semana, mas a princípio sem enchente. “Modelos indicam chuvas de terça até a próxima segunda-feira de manhã. Volumes acima de 130 mm para a nossa região, Itajaí, BC e Camboriú, isso seria em torno de 80% do que deveria chover no mês de outubro. Claro, os modelos diferem um pouco. Se ocorrer isso, já que as chuvas são muito voláteis, uma coisa é certa: teremos alagamentos pontuais, como em frente ao Bistek de Itajaí; BC e Camboriú também têm áreas que enchem. Enchente? O rio está assoreado, perto do Santa Regina, por exemplo, quando tem uma chuva mais intensa, enche. Nesse caso é risco. Alguns lugares de Itajaí que são mais propensos podem acontecer aqueles alagamentos ponuais. Enchente grande não dá ainda para prever…. Precisamos seguir acompanhando os modelos”, explicou.

Amadeu Medeiros, coordenador da Defesa Civil, informou que o engenheiro sempre divulga vídeos sobre o tempo. “Mas desta vez não procede. Há previsão de chuvas sim, mas não da forma que ele cita”, afirma o coordenador, informando que a defesa civil segue monitorando.

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]