Um organismo internacional cujo objetivo é a pacificação no mundo, deveria ter critérios e princípios básicos que fornecessem resposta rápida para a questão! Um dia de atraso em sua resolução significa milhares de mortos por terroristas.
A principais vítimas tem sido mulheres e crianças, brutalmente espancadas e estrupadas por homens armados e totalmente fora de si.
Mas…
A reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a crise no Oriente Médio terminou neste domingo sem uma declaração conjunta dos países. Muitos diplomatas apontaram como um sinal preocupante da incapacidade da comunidade internacional e de potências de responder à situação com uma voz única.
Enquanto isso… a violência continua!
O Brasil convocou reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre conflito em Israel, mas a reunião terminou sem declaração final. O grupo poderá se reunir mais vezes se membros-integrantes pedirem; Brasil e EUA tentarão conversar com China e Rússia sobre possibilidade de comunicado oficial.
Como disse o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira em seu artigo para a Folha de São Paulo: “A inutilidade da ONU era coisa conhecida por quantos acompanham com atenção a política internacional. Acaba ela, entretanto, de se tornar notória (…) a inutilidade do aparatoso organismo supranacional” (Folha de São Paulo, 30/12/1970.((https://www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP_731230_ONU_inutil_contraproducente.htm))
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.