Notícias

Municípios atingidos pelas cheias recebem orientações para elaborar os planos de trabalhos e receber recursos federais

Mais de 100 cidades participaram de reunião virtual com o ministro da Integração Nacional

A pedido do Fórum Parlamentar Catarinense, o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, ouviu mais de 100 municípios catarinenses atingidos pelas cheias em uma reunião virtual na manhã de terça-feira (10). A conversa foi uma sequência da reunião realizada na segunda-feira com o Secretário Nacional da Defesa Civil, solicitada pelo deputado Jorge Goetten.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Diante de parlamentares, prefeitos e da Defesa Civil Estadual, o ministro reafirmou o compromisso de atender as demandas que as cidades tenham para recuperação. Para isso, a equipe técnica do ministério fará uma reunião na tarde de terça, às 14h30min, com técnicos das prefeituras a fim de orientar na elaboração dos planos de trabalho para que os recursos sejam liberados o mais breve possível.

O deputado Goetten, que é natural do Alto Vale do Itajaí, região mais afetada, elogiou o rápido atendimento do ministério. “A união dos entes federados dá um acalento pra todos nós. Temos que reconhecer a resposta rápida para os nossos prefeitos e prefeitas, porque são eles que vão dar uma resposta pra quem está com a casa, com o estabelecimento coberto de água. Só temos a agradecer ao governo estadual e federal pela excelente condução neste momento”.

Goetten também sugeriu a criação de uma comissão permanente na bancada de senadores e deputados catarinenses para tratar as causas das enchentes. “Que quando as águas baixarem, não levem essa boa vontade nossa de tratar as causas dos problemas. O que a gente, como cidadão sente, muitas vezes, só acontece durante o evento e ela precisa ser permanente”, destaca.

Dentre os participantes, estiveram os secretários estaduais de Defesa Civil, Coronel Armando, e a secretária de Saúde, Carmen Zanotto e o deputado estadual Oscar Gutz. Prefeitos dos municípios mais atingidos, como Rio do Sul, Taió e Blumenau, também participaram.