Próximo ao período de realização do Enem e outras provas, especialista do SAS Plataforma de Educação ressalta erros comuns de quem se prepara para entrar na universidade
São Paulo, outubro de 2023 – Para quem possui o sonho de ser aprovado na universidade, certamente a fase de preparação que antecede os principais exames do país, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Fuvest (Universidade de São Paulo), é uma das mais desafiadoras. Por essa razão, alguns estudantes cometem erros comuns durante este processo, que podem prejudicar no alcance dos resultados esperados.
Pensando em auxiliar na preparação para as provas, o Gerente de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, Idelfranio Moreira, levantou os cinco erros recorrentes dos vestibulandos e sugestões de como evitá-los, a fim de obter uma preparação mais assertiva. Confira:
- Esquecer da saúde física e mental
Existe uma tendência grande entre os vestibulandos para começarem o ano da melhor maneira, dividindo seu tempo entre cuidados pessoais e estudos, mas à medida que o tempo vai afunilando, é comum que caiam em uma mesma “cilada” e dispensem o lazer, as atividades esportivas, a alimentação equilibrada, terapia e acompanhamentos espirituais no intuito de terem mais tempo para estudar. “Estudar mais nem sempre é possível, e estudar melhor é mais importante do que estudar por mais horas de maneira não produtiva. E o autocuidado se refere a todos esses pontos, especialmente ao cuidado com a mente e com o corpo, sem necessariamente ter que renunciar à rotina de estudos disciplinados.”, pontua o Gerente.
- Não ter objetivos claros em mente
Por fim, sabe-se que a cobrança excessiva sobre o futuro nessa fase pode atrapalhar o rendimento dos estudantes. Porém, ter objetivos em mente sobre o curso e universidade pretendida, ainda que os planos mudem no meio do caminho, é importante por fatores psicológicos e organizacionais do aluno. “Sabendo qual universidade e curso pretendem entrar, o estudante pode ter metas e objetivos mais definidos, o que torna o processo de preparação e estudos mais tangível e fácil, dentro do possível, de ser alcançado. Isso porque ele consegue saber com antecedência quantos pontos precisa em cada prova e qual sua nota de corte, por exemplo, e se dedicar para isso. Portanto, saber onde quer chegar é essencial para traçar o melhor caminho.”, conclui Moreira.
- Não seguir um cronograma de estudos
“A capacidade de autogestão é extremamente importante durante o processo de preparação para o vestibular. Nesse contexto, seguir um cronograma de estudos e gerir o próprio calendário para estudar e aprender de maneira efetiva é essencial. Sugiro, sempre, que os alunos tenham uma noção clara do tempo que ainda têm disponível para o preparo de cada prova, tendo uma ideia de cronograma com divisões de horários de aula e de matéria, sabendo quais são os conteúdos que devem priorizar. É importante que o aluno tenha uma noção de escassez: o tempo é limitado, portanto, olhar para as estatísticas de prova, como o Raio-X – estudo feito pelo SAS Plataforma de Educação que traz as matérias mais cobradas dos principais vestibulares nos últimos anos – ajuda a analisar quais os conteúdos prioritários para encaixar em seu tempo de estudos.”, diz Moreira.
- Estudar somente as matérias que têm facilidade
É comum que, na hora de estudar para o vestibular, o aluno tenha preferência e opte pelos conteúdos que ele possui mais afinidade. Isso acontece porque, de certa forma, a sensação de garantia em determinado conteúdo é satisfatória, e faz com que o estudante tenha mais ânimo e se sinta estimulado a continuar estudando, uma vez que os resultados estão sendo promissores. Porém, segundo Idelfranio, “é importante que o aluno procure ser racional nesse processo, ou seja, busque força mental e motivação para dedicar mais horas de estudo àquelas matérias que possui mais dificuldade. No começo, pode ser que ele não vá tão bem nos exercícios, mas com a prática, a tendência é aumentar o desempenho e, consequentemente, garantir uma boa nota até nos assuntos que tem mais dificuldade. É desenvolver o chamado mindset de crescimento, ou seja, se desenvolver a partir dos desafios”.
- Não realizar simulados
A prática de realização de simulados é um caminho muito certeiro para que o aluno se sinta preparado e familiarizado com a estrutura da prova quando for realizá-la oficialmente. Dessa forma, os estudantes conseguem ter um panorama, a partir da quantidade de erros e acertos, de como está o andamento de sua preparação, e se dedicar para os conteúdos que possui mais dificuldade. “Recomendo que o aluno faça, mensalmente, simulados durante o ano de preparação. É importante, também, ter acesso a provas anteriores para entender os métodos de cada uma e estar a par dos conteúdos mais cobrados”, conclui Moreira.
Sobre o SAS Plataforma de Educação
O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 19 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SiSU.
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Camila Bertagni
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