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Conheça os cinco erros comuns dos vestibulandos

Próximo ao período de realização do Enem e outras provas, especialista do SAS Plataforma de Educação ressalta erros comuns de quem se prepara para entrar na universidade

São Paulo, outubro de 2023 – Para quem possui o sonho de ser aprovado na universidade, certamente a fase de preparação que antecede os principais exames do país, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Fuvest (Universidade de São Paulo), é uma das mais desafiadoras. Por essa razão, alguns estudantes cometem erros comuns durante este processo, que podem prejudicar no alcance dos resultados esperados.

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Pensando em auxiliar na preparação para as provas, o Gerente de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, Idelfranio Moreira, levantou os cinco erros recorrentes dos vestibulandos e sugestões de como evitá-los, a fim de obter uma preparação mais assertiva. Confira:

  1. Esquecer da saúde física e mental

Existe uma tendência grande entre os vestibulandos para começarem o ano da melhor maneira, dividindo seu tempo entre cuidados pessoais e estudos, mas à medida que o tempo vai afunilando, é comum que caiam em uma mesma “cilada” e dispensem o lazer, as atividades esportivas, a alimentação equilibrada, terapia e acompanhamentos espirituais no intuito de terem mais tempo para estudar. “Estudar mais nem sempre é possível, e estudar melhor é mais importante do que estudar por mais horas de maneira não produtiva. E o autocuidado se refere a todos esses pontos, especialmente ao cuidado com a mente e com o corpo, sem necessariamente ter que renunciar à rotina de estudos disciplinados.”, pontua o Gerente.

  1. Não ter objetivos claros em mente

Por fim, sabe-se que a cobrança excessiva sobre o futuro nessa fase pode atrapalhar o rendimento dos estudantes. Porém, ter objetivos em mente sobre o curso e universidade pretendida, ainda que os planos mudem no meio do caminho, é importante por fatores psicológicos e organizacionais do aluno. “Sabendo qual universidade e curso pretendem entrar, o estudante pode ter metas e objetivos mais definidos, o que torna o processo de preparação e estudos mais tangível e fácil, dentro do possível, de ser alcançado. Isso porque ele consegue saber com antecedência quantos pontos precisa em cada prova e qual sua nota de corte, por exemplo, e se dedicar para isso. Portanto, saber onde quer chegar é essencial para traçar o melhor caminho.”, conclui Moreira.

  1. Não seguir um cronograma de estudos

“A capacidade de autogestão é extremamente importante durante o processo de preparação para o vestibular. Nesse contexto, seguir um cronograma de estudos e gerir o próprio calendário para estudar e aprender de maneira efetiva é essencial. Sugiro, sempre, que os alunos tenham uma noção clara do tempo que ainda têm disponível para o preparo de cada prova, tendo uma ideia de cronograma com divisões de horários de aula e de matéria, sabendo quais são os conteúdos que devem priorizar. É importante que o aluno tenha uma noção de escassez: o tempo é limitado, portanto, olhar para as estatísticas de prova, como o Raio-X – estudo feito pelo SAS Plataforma de Educação que traz as matérias mais cobradas dos principais vestibulares nos últimos anos – ajuda a analisar quais os conteúdos prioritários para encaixar em seu tempo de estudos.”, diz Moreira.

  1. Estudar somente as matérias que têm facilidade

É comum que, na hora de estudar para o vestibular, o aluno tenha preferência e opte pelos conteúdos que ele possui mais afinidade. Isso acontece porque, de certa forma, a sensação de garantia em determinado conteúdo é satisfatória, e faz com que o estudante tenha mais ânimo e se sinta estimulado a continuar estudando, uma vez que os resultados estão sendo promissores. Porém, segundo Idelfranio, “é importante que o aluno procure ser racional nesse processo, ou seja, busque força mental e motivação para dedicar mais horas de estudo àquelas matérias que possui mais dificuldade. No começo, pode ser que ele não vá tão bem nos exercícios, mas com a prática, a tendência é aumentar o desempenho e, consequentemente, garantir uma boa nota até nos assuntos que tem mais dificuldade. É desenvolver o chamado mindset de crescimento, ou seja, se desenvolver a partir dos desafios”.

  1. Não realizar simulados

A prática de realização de simulados é um caminho muito certeiro para que o aluno se sinta preparado e familiarizado com a estrutura da prova quando for realizá-la oficialmente. Dessa forma, os estudantes conseguem ter um panorama, a partir da quantidade de erros e acertos, de como está o andamento de sua preparação, e se dedicar para os conteúdos que possui mais dificuldade. “Recomendo que o aluno faça, mensalmente, simulados durante o ano de preparação. É importante, também, ter acesso a provas anteriores para entender os métodos de cada uma e estar a par dos conteúdos mais cobrados”, conclui Moreira.

Sobre o SAS Plataforma de Educação 

O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 19 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SiSU.

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