Notícias

Deputado Dr. Vicente homenageia médicos do HIJG que se destacaram no tratamento do Câncer Infantil em SC

As chances de cura do câncer em pacientes infanto-juvenis no país é de 64%. Em Santa Catarina o índice de sobrevida alcança 85%, um dos maiores do Brasil devido à eficiência do trabalho desenvolvido pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão – HIJG, que é a unidade referência em oncologia pediátrica no estado.

O dado foi destacado pelo deputado Dr. Vicente Caropreso ao homenagear  os médicos pediatras Lincoln Virmond Abreu e Denise Bousfield da Silva com moções de aplauso aprovadas pela Assembleia Legislativa.

Abreu foi quem criou, nos anos de 1970, o Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátrica no HIJG. Já Silva é a atual presidente do Departamento Científico de Oncologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e também coordenou o serviço de Onco-hematologia do HIJG. A entrega da honraria ocorreu nesta quarta-feira e marca a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

“O doutor Lincoln e a doutora Denise têm relevantes serviços prestados aos catarinenses e a moradores de outros estados que vieram se tratar no Hospital Joana de Gusmão HIJG, que é o maior centro de pesquisa e de atendimento infanto-juvenil do estado, formador de pediatras e das especialidades de pediatria. O alto índice de cura de câncer infantil em nosso estado é fruto do trabalho sério dos profissionais envolvidos, dos estudos e protocolos médico-científicos estabelecidos pelo HIJG e do trabalho incansável dos voluntários da AVOS de apoio aos pacientes e seus familiares”, disse o deputado.

Diagnóstico precoce

O deputado alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil para a sobrevida dos pacientes. A neoplasia é a principal  causas de óbito por doença entre as crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Ao falar na tribuna, a médica Denise Bousfield da Silva também explicou que os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil são facilmente confundidos com os de outras doenças comuns em crianças. “Devemos observar determinados sinais e sintomas se eles forem persistentes, como palidez, fadiga, manchas roxas em locais não habituais, ínguas no pescoço, sinais de puberdade precoce, dor de cabeça constante, entre outros.”


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.