Notícias

CCXP 2023: Como a cultura de fãs é manifestada no maior festival de cultura pop do Brasil

A décima edição do maior festival de cultura pop do país, a Comic Con Experience, começou nesta semana e traz uma reflexão sobre a importância desses eventos para os fãs que aguardam o ano todo. 

A CCXP, que ocorre anualmente, reúne milhares de pessoas que possuem uma paixão em comum: a cultura pop. Lá, personagens do streaming são homenageados em forma de cosplay pelos fãs que produzem o figurino para desfilar e posar durante o festival. Por conta disso, trazem visibilidade não só aos artistas, mas também ao evento, já que os participantes tiram fotos com eles e soltam nas mídias e redes sociais. 

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

“O cosplay começa como uma prática de fã, em que as pessoas se vestem dos seus personagens favoritos como uma forma de imersão dentro de eventos”, afirma Pedro Curi, especialista em cultura de fãs e coordenador dos cursos de cinema e audiovisual e jornalismo da ESPM. 

O festival beneficia a cultura dos fãs ao promover o encontro entre eles, uma vez que, a partir dessas reuniões, se conhecem e fortalecem suas redes, montando grupos e coletivos sobre seus ídolos. 

É um evento onde as pessoas podem manifestar sua paixão pela cultura pop, que está cada vez mais presente na sociedade. “Quando somos fãs de algo, manifestamos isso ao consumir qualquer texto, música e artista. Nós produzimos sentido, então esses eventos estimulam muito as pessoas a manifestarem aquilo que amam, e isso ocorre de várias formas, uma delas é o cosplay”, diz Curi.

Pedro Curi é especialista em cultura de fãs e coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual e Jornalismo da ESPM-Rio. Pesquisa temas relacionados a cultura dos fãs, cultura participativa, produção voltada para a internet, audiovisual, práticas de produção e ensino de audiovisual, cultura jovem e convergência midiática.

Sobre a ESPM 

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. 


Nova PR
Joana Tchian


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.