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Persistência e superação: a história da gigante dos cosméticos criada por uma mulher mãe de cinco

Em um momento em que pelo menos 34% dos empreendimentos no Brasil pertencem a mulheres, Ana Marcia Sena, criadora e CEO da Haskell Cosméticos, fala das dificuldades de empreender nos anos 2000

Criada na roça, Ana Marcia começou sua trajetória no mundo do empreendedorismo com um salão de beleza nos anos 90. Mas, a história da Haskell Cosméticos só começou, de fato, a ser escrita no início dos anos 2000, quando Ana, já inserida no universo capilar, através do salão Morena, passou a identificar uma carência de produtos de boa qualidade, e ao mesmo tempo, acessíveis para atender a necessidade de suas clientes.

A primeira linha criada e desenvolvida de forma caseira por Ana Marcia com ajuda de um químico das redondezas, foi um cosmético caseiro à base do extrato da mandioca. Mal sabia Ana, que ali nascia o primeiro produto brasileiro de mandioca. Ele chegou a ser comercializado em uma escala relevante, mas a marca começou a ter dificuldades por falta de conhecimento em gestão.

Naquela época, a dificuldade de empreender sendo mulher no Brasil, já era bem dificil, e Ana relembra que mesmo com os incontáveis “nãos” que recebeu durante os momentos turbulentos nos negócios, desistir nunca foi uma opção.

“Eu sempre senti uma necessidade de ser maior e fazer a diferença. Sentia que, de alguma forma, eu poderia fazer mais no mercado, para além do salão. Mesmo entendendo o quão difícil é ser empresário no Brasil, mantive o foco e a persistência, e aos poucos, ganhei meu espaço”, detalha Ana.

Exemplo de persistência e superação, Ana roda o Brasil, e dá dicas para quem deseja seguir no empreendedorismo:

“Seja humilde para saber enxergar suas fraquezas e buscar quem possa supri-las para que erros não sejam fatais aos negócios. Tenha fé, coragem, dedicação e acima de tudo, foco, para fazer o que acredita!”, dispara a Mineira.

Atualmente, depois de superar algumas falências, Sena, com 60 anos de idade, permanece a frente de seu negócio, liderando uma equipe de mais de 4 mil funcionários de excelência que fazem da Haskell, que completou 23 anos em 2023, uma empresa de sucesso nacional e internacional com um faturamento milionário.

“Seja cauteloso, mas não deixe isso te impedir. Vencer é um caminho árduo, mas possível a todos que são perseverantes e audaciosos!”, diz Sena.

Hoje, presente em mais de 15 países, a Haskell, que trouxe para o mundo dos cosméticos o pioneirismo no uso de matéria prima brasileira, ainda tem a linha de extratos de mandioca como produto líder de vendas juntamente com a icônica linha Cavalo Forte, que lançada em 2015 revolucionou o mundo dos produtos capilares e transformou a marca em uma verdadeira Industria dos Cosméticos.  


Paula Regufe
Direção


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