Comportamento Economia Negócios Notícias

Moda secondhand cresce e se consolida como alternativa para consumo consciente

Comprar e vender peças de luxo usadas estimula a economia circular e reduz o impacto ambiental do setor

De acordo com levantamento do Google Maps, a procura por brechós cresceu 140% neste ano, em comparação com 2022, o que sinaliza o aumento da demanda por moda secondhand (segunda mão). Uma empresa como a Orit, especializada em compra, venda e troca de joias e relógios de luxo usados, é símbolo dessa tendência – a marca inaugurou em novembro sua terceira loja, localizada no Shopping Iguatemi Campinas, além de um escritório para compra de peças no Rio de Janeiro. A expansão dos negócios da empresa é reflexo da conscientização do público geral quanto à necessidade de consumir moda com menor impacto ambiental.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

“Em outros países, o hábito de comprar peças de luxo usadas já está consolidado, mas no Brasil isso continua ganhando força. O que observamos é que o olhar do público sobre esse tema tem mudado. As pessoas estão mais conscientes de que comprar joias e relógios usados é uma alternativa sustentável de consumo”, diz Nicole Sztokfisz, diretora de marketing e sustentabilidade da Orit. 

A marca tem em seu DNA mais de 60 anos de expertise em avaliação de joias e relógios de luxo. Contudo, o que se iniciou como um empreendimento familiar ganhou força e se tornou uma das empresas nacionais que melhor simbolizam a força do mercado secondhand no Brasil. “Contamos hoje com uma equipe completa com mais de 90 profissionais qualificados que lidam com todas as etapas do processo. Da avaliação e precificação, à comunicação, à logística, às vendas online ou presenciais. O trabalho que realizamos tem força suficiente para que novos passos sejam dados nesse projeto de expansão”, completa Nicole.

As vantagens da compra e venda de peças usadas se dão tanto no ponto de vista ambiental, por poupar recursos naturais, como também economicamente. “Nossa equipe irá avaliar as peças e fazer uma oferta. Assim que a venda for confirmada, a pessoa já sai com o valor na conta via pix ou depósito, por isso a venda de joias é uma excelente alternativa para quem gostaria de fazer um dinheiro extra”, pontua Nicole. Quem compra as peças na Orit, tem a segurança de que as peças têm garantia e certificado de autenticidade, e podem adquiri-las a preços mais acessíveis.

O acervo da Orit conta milhares de peças nas mais variadas faixas de preço – de R$190 até R$100.000,00 – e inclui marcas como Rolex, Cartier, Bvlgari, Tag Heuer, Tiffany & Co., entre outras. Os clientes podem encontrar desde peças raras a lançamentos recentes das grandes marcas. “Nosso acervo traz os mais diferentes estilos e preferências, o que nos permite uma aproximação com um público muito amplo. Buscamos essa diversidade porque queremos que a circularidade das joias e relógios de luxo chegue ao maior número de pessoas possível”, finaliza Nicole.

Sobre a Orit

A Orit é uma empresa especializada em comprar, vender e trocar joias e relógios de luxo usados, com uma história iniciada há mais de 60 anos, bem antes da moda circular sustentável ganhar força entre os consumidores. Além de realizar vendas presenciais, também faz atendimentos online com especialistas que garantem a melhor opção para quem quer vender, trocar e comprar joias e relógios de luxo em todo o Brasil. A marca também conta com lojas na capital paulista, em Campinas e planeja expansão internacional.


Digital Trix Comunicação
Victor Felix


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.