Tecnologia

Tendências em cibersegurança para 2024

Luiza Dias, Diretora Presidente da GlobalSign Brasil, aposta nos assustos que serão destaque no próximo ano

Estudos apontam que aproximadamente 80% dos ataques cibernéticos se iniciam via phishing. De acordo com as pesquisas, em 2023 o Brasil concentrou, sozinho, quase metade de todos os ataques cibernéticos a países da América Latina (47%). Existe uma forte tendência para que este cenário se mantenha em 2024. Ataques deste tipo são personalizados, bem planejados e podem causar grandes danos às vítimas.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Em paralelo, temos acompanhado um aumento a respeito da conscientização da importância da educação digital por parte dos dirigentes das empresas. Estudos indicam que o Brasil está direcionando seus recursos para a proteção de dados e sistemas, com previsão de que os gastos com cibersegurança atinjam 3,5% este ano, representando aumento significativo de 12% em relação a 2022 e chegando a uma aplicação estimada de R$ 26,7 bilhões – o maior da América Latina nessa área.

Este cenário favorece investimentos, principalmente, em treinamentos junto aos funcionários – algo fundamental, porém não resolve o principal problema: a vulnerabilidade quanto ao phishing. Ou seja, é preciso investir também em soluções que previnam a entrada de ataques cibernéticos por phishing com produtos direcionados que não necessitam somente de uma interpretação humana.

Abaixo os principais desafios para 2024:

Ataques de phishing: O phishing continuará sendo uma das formas mais comuns de ataque cibernético. Os cibercriminosos enviam e-mails e mensagens falsas para enganar as vítimas a fornecer informações confidenciais ou clicar em links maliciosos.

Além disso, para 2024, acredito que o grande desafio será lidar com a adoção de novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), o Big Data e a Inteligência Artificial (IA) de forma segura, uma vez que abrem novas possibilidades para os cibercriminosos. O quadro seria diferente se fossem utilizadas políticas de TI baseadas em identidades confirmadas por um terceiro validador, uma autoridade certificadora de raiz internacional confiável.

Ataques de ransomware: O ransomware continuará sendo uma das principais ameaças cibernéticas em 2024. Os cibercriminosos usam o ransomware para sequestrar dados e arquivos, exigindo um resgate em troca da liberação.

Ataques de engenharia social: Os cibercriminosos usam a engenharia social para manipular as vítimas para realizar ações que podem prejudicar a segurança de suas organizações.

Ataques à cadeia de suprimentos: Os cibercriminosos estão cada vez mais focados em atacar a cadeia de suprimentos de empresas e organizações. Esses ataques podem afetar a disponibilidade de produtos e serviços, e causar danos à reputação das vítimas.

*Fontes das pesquisas mencionadas: Netscout Systems, Fortinet, Kaspersky e IDC Cyber Security Research Latin America 2023.


SOBRE A GMO GLOBALSIGN 
Como uma das Autoridades Certificadoras mais profundamente enraizadas do mundo, a GlobalSign é o fornecedor líder de soluções confiáveis de identidade e de segurança, que permite que empresas, provedores de serviços baseados em nuvem e inovadores de IoT em todo o mundo conduzam comunicações on-line seguras, gerenciem milhões de identidades digitais verificadas e automatizem a autenticação e a criptografia. Suas soluções PKI e de identidade de alta escala suportam bilhões de serviços, dispositivos, pessoas e coisas que compõem a IoT. Uma subsidiária da GMO GlobalSign Holdings K.K e GMO Internet Group, a GMO GlobalSign tem escritórios nas Américas, Europa e Ásia. Para obter mais informações, visite https://www.globalsign.com

GLOBAL
Amy Krigman
Diretora de Relações Públicas – Região Oeste

BRASIL
MGBCOMM
CONTATOS MGBCOMM
Ludmila Vianez
Atendimento Sênior