Economia

Moda e itens pessoais de luxo são os mais consumidos pela população de maior poder aquisitivo no Brasil, mostra estudo da Bain

A Bain & Company lançou um estudo inédito sobre o mercado de luxo brasileiro que investigou nove segmentos que, juntos, movimentaram aproximadamente R$ 74 bilhões em 2022 e podem atingir R$ 130 bilhões até 2030. 

Desde 2018, o consumo de luxo tem crescido de forma constante, uma média de 18% ao ano, impulsionado em grande parte pela pandemia, que intensificou o consumo de itens e serviços de luxo pela população de alto poder aquisitivo no mercado nacional. 

Entre os nove segmentos, destaca-se o de moda e itens pessoais, que inclui vestuário, calçados, acessórios, joias, relógios e produtos de beleza e faturou R$ 18 bilhões em 2022, com previsão de crescimento de até 10% até 2023. No Brasil, as opções de parcelamento, os preços compatíveis com mercado internacional e o crescimento da riqueza dos indivíduos com alta capacidade financeira despontam como os principais motores para essa expansão. 

Por outro lado, são pontos de atenção a desaceleração do número de pessoas de maior poder aquisitivo e o mercado de revenda, que cresce a uma velocidade 1,5 maior que a venda de produtos novos, especialmente entre os consumidores afluentes, que começam a experimentar o mercado de luxo com compras em categorias de entrada.

Com a ampliação do interesse por soluções em tecnologia e do comprometimento com iniciativas em ESG, as empresas que desejam desbravar o futuro do luxo devem buscar agilidade para identificar novos modelos de negócio de sucesso e ousadia para se posicionar como o elemento vital desses modelos alternativos. 

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. A Bain atua há 25 anos na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias, líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital, a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social. 

Recebemos a classificação de platinum da EcoVadis, plataforma líder em classificações de desempenho ambiental, social e ético para cadeias de suprimentos globais, o que nos posiciona entre o 1% de todas as melhores empresas. Em 2023, passamos a integrar a lista do Linkedin Top Companies Brasil, que reúne as 25 melhores empresas para desenvolver carreiras no país. 

Desde nossa fundação, em 1973, medimos nosso sucesso pelo êxito de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em nosso site e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil.


Adriana Gartner
rpmacomunicacao.com.br


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.