Agronegócios Economia Negócios Notícias

Vinícola Thera inaugura sede própria e lança condomínio residencial dentro de complexo enoturístico

Nova área turística e aumento da capacidade produtiva de 100 mil para 300 mil garrafas por ano vão fomentar o enoturismo e a economia na Serra Catarinense

Em um evento para 520 convidados, a Vinícola Thera inaugurou neste sábado, dia 17, uma nova estrutura de 3 mil metros quadrados. O espaço, que levou 20 meses para ser construído, contempla área de produção de vinhos e receptivo turístico, com três salas de degustação e um novo Thera Winebar e Bistrô.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

“Nosso projeto busca exaltar a natureza e proporcionar uma experiência única aos visitantes. Desejamos que seja um marco inspirador para toda Santa Catarina”, destaca o sócio-fundador da Fazenda Bom Retiro e Vinícola Thera, João Paulo Borges de Freitas.

A estrutura representa um marco para o enoturismo. Além de passear pelos vinhedos, os visitantes terão a oportunidade de testemunhar de perto o processo de produção de vinhos e desfrutar de novas modalidades de degustação, com opções de provas de quatro a sete vinhos, indo dos rótulos clássicos à linha premium.

Para quem deseja uma experiência mais completa, o Thera Winebar e Bistrô, que veio substituir o espaço que pegou fogo em 2022, proporciona uma imersão na enogastronomia. São 24 opções no cardápio, com pratos para compartilhar e destaque para carnes preparadas em forno a carvão, truta e muitos insumos da Serra Catarinense, da entrada à sobremesa.

Para viabilizar o funcionamento da nova estrutura, foram contratados cerca de 60 profissionais, como sommeliers, garçons, gerentes e recepcionistas. E a expectativa é que o espaço atraia um maior número de visitantes, fomentando também o surgimento de novos negócios no entorno, como pousadas, restaurantes, lojas de produtos regionais e serviços voltados para o turista enófilo.

“Esse foi um movimento que registramos quando inauguramos o primeiro wine bar e deve se repetir agora numa escala maior, colocando nossa em região em lugar de destaque no mapa do enoturismo brasileiro”, destaca o CEO da Vinícola Thera, Abner Zeus de Freitas.

Além do impulsionamento do turismo, a nova estrutura vai elevar a capacidade de produção de 100 mil para 300 mil garrafas por ano, o que permitirá à Vinícola Thera atender à crescente demanda interna e elaborar vinhos para outros produtores regionais, estabelecendo parcerias e fortalecendo a colaboração no setor e a economia regional.

Com a inauguração e a compra de equipamentos como prensa, 33 tanques de inox de 1 mil litros a 15 mil litros, maquinário para a elaboração de espumantes e envase e 124 barricas de carvalho francês, a Vinícola Thera poderá elaborar todos os vinhos da safra 2024 já em casa. Até o ano passado, a produção ocorria com equipe própria em uma vinícola em São Joaquim.

“Poderemos ampliar e diversificar nossa linha de produtos, ter mais liberdade enológica e atender aos vinicultores que não tem estrutura própria”, observa o CEO.

À frente do trabalho de enologia desde que a Vinícola Thera era ainda um projeto, o enólogo Átila Zavarize também faz projeções:

“Esta nova fase nos permitirá criar muitas novidades, como a possibilidade de lançar vinhos de pequenas tiragens, elaborados com variedades novas e vinificações mais ousadas.”

Família Freitas lança condomínio residencial dentro de complexo enoturístico

Durante o evento de sábado, organizado pela produtora Lica Paludo, também ocorreu o lançamento oficial do Residencial Fazenda Bom Retiro, um condomínio que se consolida como o primeiro dentro de uma vinícola no Brasil. São 83 lotes de aproximadamente 2 mil metros quadrados cada.

A oferta de lazer e serviços foi pensada nos detalhes para quem deseja mais qualidade de vida e convívio com os vizinhos. Inclui espaços como um club house com áreas fitness e de bem-estar, piscinas, salão de festas e quadra esportivas.

“Queremos oferecer uma opção de casa de campo tão agradável, segura e exclusiva quanto a primeira residência da família”, afirma o diretor de Negócios da Fazenda Bom Retiro, Fernando Anderle.

O empreendimento adota práticas sustentáveis e oferece estação de tratamento de efluentes, reuso de água, coleta de lixo e infraestrutura subterrânea, o que não agride a paisagem. As casas a serem construídas devem seguir critérios rigorosos e incorporar pedras nativas, madeira, concreto aparente, aço corten e teto verde, tudo em harmonia com a paisagem.

Mais do que um imóvel exclusivo, no Residencial Fazenda Bom Retiro os condôminos poderão  desfrutar de uma infraestrutura completa, que inclui a Vinícola Thera, o Thera Winebar e a Pousada Fazenda Bom Retiro e terão também a possibilidade de elaborar os próprios vinhos. Os terrenos estão à venda na forma direta e por imobiliárias.

Crédito das fotos: Thiago Guedert