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Como impulsionar o engajamento nas redes sociais com conteúdo “vida real”

Veja cinco estratégias da consultora de marketing Camila Renaux para alinhar sua marca com uma abordagem autêntica e de impacto

No cenário saturado de conteúdo nas redes sociais, roteiros genéricos já não são eficazes para atrair a atenção do público e impulsionar vendas. A simples declaração de que um produto é bom sem apresentar embasamento ou demonstrá-lo na prática não é mais suficiente. Os consumidores agora valorizam a autenticidade e conexões genuínas, o que torna o conteúdo “vida real” uma abordagem em destaque entre profissionais de marketing e influenciadores.

Nesse novo panorama, o Conteúdo Gerado pelo Usuário (na sigla em inglês, UGC) surge como uma ferramenta poderosa. Espontâneo e pessoal, esse tipo de postagem reflete as experiências e opiniões de consumidores reais, conquistando confiança e lealdade. “Esta transformação na estratégia de comunicação de marketing é especialmente relevante para empresas que visam estabelecer conexões profundas com a sua base de clientes. Ao compartilhar narrativas reais, experiências e valores, essas marcas solidificam vínculos emocionais com seu público, resultando em maior desejo e confiança em seus produtos, o que, por sua vez, impulsiona as vendas”, explica Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

Segundo a especialista, alcançar esse objetivo é mais viável do que parece. “O primeiro passo é conhecer o público-alvo. Isso requer uma escuta atenta dos clientes e também os envolver em conversas significativas para criar conteúdo que ressoe com suas experiências diárias”, completa. Com base nesse contexto, Camila oferece cinco dicas para marcas que buscam a produção de conteúdo autêntico. Confira:

Conheça os seus clientes: saber mais sobre o comportamento dos seus consumidores oferece insights valiosos sobre seus padrões de consumo, preferências e até as suas dores. Ao coletar e analisar essas informações, é possível criar personas que representam com precisão seu público-alvo. Essas personas são importantes para direcionar suas campanhas de marketing de forma mais eficaz, as adaptando à vida real de cada indivíduo, o que resulta em uma conexão mais autêntica com a audiência. Para alcançar esse objetivo, realize pesquisas de mercado, análises demográficas e estudos de comportamento detalhados.

Conte histórias reais: agora que você tem uma compreensão do perfil dos seus clientes, conecte o seu conteúdo com esses perfis. Se estiver planejando criar um vídeo para anunciar um lançamento, por exemplo, nas plataformas como Instagram ou TikTok, considere explorar um storytelling que demonstre o produto sendo usado de forma descontraída no dia a dia. Evite a abordagem repetitiva de enfatizar apenas a qualidade do produto; em vez disso, mostre como ele pode ser uma solução na vida das pessoas. Ao contratar influenciadores, não se concentre apenas nos números de seguidores, escolha personalidades que estejam alinhadas com a identidade da sua marca.

Aposte no conteúdo UGC: incentive constantemente seus clientes a compartilharem suas próprias experiências com sua marca, seja por meio de avaliações, fotos, vídeos ou depoimentos. Integrar esse conteúdo em suas campanhas de marketing não apenas reforçará a credibilidade e a confiança na sua marca, mas também estabelecerá essa conexão mais genuína que tanto falamos e buscamos com o público-alvo, demonstrando seu apreço pela voz e pela experiência real dos consumidores.

Invista em relacionamentos de longo prazo: mesmo que seja elaborado com a melhor abordagem de vida real, apenas postar conteúdo e “sair correndo” não é suficiente. Sua marca precisa ser ativa nas plataformas de mídia social, respondendo rapidamente e de maneira pessoal aos comentários, mensagens e perguntas. Promova e incentive conversas para construir relacionamentos sólidos e duradouros com sua audiência. Além disso, estabeleça parcerias consistentes com influenciadores, escolhendo rostos que representam sua marca, afastando a ideia de que estão lá apenas pelo pagamento.

Monitore e meça o desempenho: para saber se está no rumo certo e alcançar os objetivos estabelecidos, adote uma prática contínua de monitoramento e análise dos resultados obtidos com suas campanhas. Essa avaliação revela o que está funcionando bem e também aponta áreas que precisam de ajustes. Com essas informações em mãos, é possível aprimorar estratégias, otimizar o conteúdo e fortalecer a colaboração com os influenciadores, assegurando um crescimento consistente e eficiente ao longo do tempo. Em caso de dúvidas sobre como monitorar ou montar uma estratégia de conteúdo “vida real”, você pode contar com o apoio de um consultor especializado.

Conheça mais sobre Camila Renaux

Camila Renaux é especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT nos Estados Unidos. Eleita por três vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, é embaixadora de Philip Kotler e de seu evento eWMS (World Marketing Summit) no país. Já treinou milhares de alunos, distribuídos pelos cinco continentes, através de seus cursos on-line. Consultora de empresas, vivencia o digital no seu dia a dia há mais de 20 anos. Produz conteúdo ativamente para compartilhar doses generosas de informação e é palestrante de um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina.


Oficina das Palavras
Victória Girotto
Produtora de Conteúdo


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