Notícias Religião

A Semana Santa em Alfredo Wagner

Horários de missas e celebrações nesta Semana Santa de 2024.

Na quinta-feira Santa, dia 28 de março, haverá a cerimônia do Lava-pés, às 19h30.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Jesus sente que sua “hora” se aproxima, reúne os seus discípulos e manifesta-lhes o último desejo com um gesto que marcará para sempre a história da humanidade: o “lava-pés”. Essa é a dinâmica que revela a novidade do Reino de Deus. “Lavar os pés” dos discípulos é cuidar dos que servem os servos. A autoridade cristã nasce do serviço, se sustenta nele, só persevera servindo.

O gesto do lava pés não pode ser dissociado de outro ponto importante daquela Ceia: o mandamento do amor. “Amai-vos como vos amei” (Jo 13,34) e depois “ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida” (Jo 15,13). O amor é aqui entendido como a síntese perfeita de toda a nossa fé cristã.

Na sexta-feira Santa, dia 29 de março, 3 cerimônias marcarão o dia: a caminhada penitencial ao Caeté, partindo da Matriz às 5h00 da manhã. As 15h00 será a Celebração da Paixão e às 19h00 haverá a Procissão do Encontro.

Este ato piedoso na sexta-feira santa é um momento que marca o encontro da Virgem Maria com Seu Filho Divino, carregando a Cruz no caminho do Calvário. Ao representar esta cena, os católicos de Alfredo Wagner, manifestam seu desejo de caminhar com Jesus, seguir seus passos e ensinamentos. A meditação do doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus, nos move também à conversão interior e à melhor preparação para a Páscoa da Ressurreição.

No sábado santo, dia 30 às 19h30 haverá a Vigília Pascal. Segundo a Liturgia Católica, antes de todas as grandes Solenidades, existe uma celebração de véspera ou vigília. Vigília, significa passar “uma noite velando”. Durante a Vigília Pascal, portanto, passamos a noite velando em preparação para o Domingo da Ressurreição de Jesus.

A Vigília Pascal é uma Fonte da graça de Deus. Nesta Semana, o nosso coração é alimentado pela força do amor do Pai.

No domingo de Páscoa, o Pe. Leandro celebrará duas Missas: às 6h00 na Matriz e às 8h30 na Capela do Estreito.

Páscoa encerra a Semana Santa. Enquanto nos dias anteriores a dor e o sentimento de compaixão pela morte de Cristo moveu o fiel a se identificar com o sofrimento, na Páscoa a nota dominante é a alegria, pela Ressurreição de Cristo. O sofrimento não foi em vão! Cristo ressuscitou e abriu para todos nós as portas do Céu!

Aos nossos leitores e amigos desejamos todas as bênção divinas neste momento ápice da espiritualidade cristã e que do Céu, Nossa Senhora derrame sobre todos, abundantes graças.