Notícias Saúde

Autismo em crianças: o desafio do diagnóstico e como enfrentar os problemas de comunicação

Aqueles com essa condição podem ter dificuldades no desenvolvimento da linguagem, no contato visual e nas expressões faciais. Christian Plebst, psiquiatra de crianças e adolescentes e especialista em TEA, explicou à Infobae os segredos do tratamento.

Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA define o autismo como um distúrbio neurológico e de desenvolvimento que afeta a maneira como as pessoas interagem umas com as outras, se comunicam , aprendem e se comportam . “Embora o autismo possa ser diagnosticado em qualquer idade, é descrito como um ‘distúrbio do desenvolvimento’ porque os sintomas geralmente aparecem nos primeiros 2 anos de vida ”, detalha a entidade.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

No âmbito do Dia Mundial de Conscientização do Autismo , que se celebra no dia 2 de abril, centenas de voluntários e representantes de diversas ONGs lançaram a “Semana Azul” , uma iniciativa que durará 7 dias sob o lema #hablemosdeautismo. O objetivo desta iniciativa, que começou no dia 27 de março e termina esta terça-feira, é tentar aproveitar a situação de seis feriados consecutivos para ganhar espaço e falar desta condição.

Christian Plebst, psiquiatra de crianças e adolescentes, diretor da Academia de Ensino Consciente para a América Latina e Espanha e cofundador da Fundação Blue Elephant, disse à Infobae que o autismo cobre “um espectro muito amplo” e destacou que, embora o faça Não são conhecidas suas causas precisas, existem fatores genéticos que determinam seu aparecimento. “O segredo é identificar os sintomas mais cedo, no primeiro ano, aspectos como a aparência , se respondem ao nome , se sorriem abertamente. A partir dos 18 meses já é possível fazer o diagnóstico ”, afirmou.

“Estamos numa situação de pandemia, desde os anos 80 o aumento líquido de casos de autismo é de 900% . Passou de um em 5.000 para um em 36″, disse a este meio ao regressar a um conceito que já tinha mencionado na abertura do evento “Looks que ligam” , uma das atividades da Semana Azul.

O psiquiatra infantil e adolescente Oscar Valdés Santibañes , coordenador da Clínica de Autismo do México , explicou que os principais sintomas das crianças com autismo são “não manter contato visual, não responder ao sorriso ou outras expressões faciais dos pais e não apontar aos objetos para que os pais olhem para eles ou observem o que eles apontam para você.”

Christian Plebst, desde a década de 1980, os casos de autismo aumentaram 900%, mudando a prevalência de uma em 5.000 pessoas para uma em 36.Christian Plebst, desde a década de 1980, os casos de autismo aumentaram 900%, mudando a prevalência de uma em 5.000 pessoas para uma em 36.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), um guia criado pela Associação Psiquiátrica Americana para fazer diagnósticos, as pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) geralmente apresentam:

  • Dificuldade de comunicação e interação com outras pessoas.
  • Interesses restritos e comportamentos repetitivos.
  • Sintomas que afetam sua capacidade na escola, no trabalho e em outras áreas da vida.

O autismo é conhecido como um transtorno de “espectro” porque há uma grande variação no tipo e na gravidade dos sintomas que as pessoas apresentam. No entanto, as características que definem o TEA não se traduzem apenas em dificuldades, mas também estão associadas a uma série de pontos fortes , tais como: meticulosidade, curiosidade sobre temas muito específicos, conhecimento especializado sobre temas de interesse, sinceridade, honestidade, respeito e cumprimento de regras estabelecidas, atenção aos detalhes, boa adaptação e seguimento de rotinas, boa habilidade em tarefas mecânicas e repetitivas, tendência a ser muito lógico e capacidade de ouvir sem preconceitos.

Segundo o portal norte-americano “Autism Speaks” , vários fatores podem influenciar o desenvolvimento da doença, sendo muitas vezes acompanhada de sensibilidades sensoriais e problemas médicos, como distúrbios gastrointestinais, convulsões ou distúrbios do sono, e problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão. … e problemas de atenção.

Christian Plebst explicou ao Infobae : “Com o DSM 5, conseguiu-se uma forma de diagnosticar o autismo que é uma tríade , ou seja, ocorre se uma criança apresenta distúrbios e desafios maturacionais na área da comunicação, como linguagem • estereotipado, com prosódia ou monotonia, não funcional; Apresenta comportamentos repetitivos e rígidos e tende ao isolamento, distanciando-se do convívio social . Ou seja, o diagnóstico foi dividido em duas categorias, de um lado social e comunicação e, de outro, presença de comportamentos repetitivos.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 100 crianças tem transtorno do espectro do autismo.

E acrescentou: “A grande novidade do DSM-5 é que já não se fala em autismo no nível um, dois ou três, como se fazia anteriormente. O bom disso é que hoje está relacionado à neurodiversidade e o nível 1 já diz à sociedade que a criança precisa de um apoio considerável; o nível 2 é que você precisa de muito mais suporte e o nível 3 é que você precisa de suporte intenso. Hoje a visão sobre a pessoa vai além do déficit e prefiro falar das crianças que receberam o diagnóstico de autismo .”

O médico destacou que existe uma abordagem alternativa para essa tríade: “Uma criança que tem diagnóstico de autismo na verdade, vista de forma adaptativa, é o cérebro que está nos dizendo que a quantidade de informação e aprendizado que está chegando a ela naquele momento, do ponto de vista sensorial, afetivo, cognitivo, social e motor, o está sobrecarregando tanto que ele não consegue organizar o aprendizado e dar sentido ao mundo. Por isso ele se isola, gera comportamentos repetitivos e não consegue aprender a linguagem”, afirmou.

E concluiu: “Muitas vezes o sensorial e o afetivo estão de um lado e o motor está desconectado e o motor são as cordas vocais e a capacidade de fazer gestos , então a criança com sistema auditivo aberto está aprendendo tudo, mas não está sendo capaz de nos mostrar o que você aprende. Tenho caso de pacientes que acompanho que não têm linguagem, nunca falavam, mas passaram muito bem no ensino fundamental.”

Os jovens a quem o médico se referiu têm entre 14 e 18 anos e utilizavam o método RPM (da sigla em inglês de quick promptingmethod ), que consiste num quadro médio que contém todas as letras do alfabeto, para se expressarem. Isso lhes permitiu aprender e passar na escola primária. A RPM é uma técnica experimental, para a qual sociedades médicas no exterior solicitaram mais estudos antes de recomendá-la em massa.

Os efeitos do TEA na comunicação

O Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), parte dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH), explica em seu site que “crianças com transtorno do espectro do autismo geralmente são egocêntricas e parecem viver em ambientes privados mundo em que têm uma capacidade limitada de comunicar e interagir bem com os outros. Eles podem ter dificuldades em desenvolver a linguagem e compreender o que os outros lhes dizem. Freqüentemente, eles também têm problemas com a comunicação não verbal , como gestos com as mãos , contato visual e expressões faciais .”

Nas crianças com estes distúrbios, a capacidade de comunicação varia e o uso da linguagem depende do seu desenvolvimento intelectual e social . “Algumas crianças com estes distúrbios não conseguem comunicar através da fala ou da linguagem, e algumas podem ter competências linguísticas muito limitadas. Outros têm um amplo vocabulário e podem falar detalhadamente sobre tópicos específicos. Muitos têm problemas com o significado e o ritmo das palavras e frases. Além disso, eles podem não ser capazes de compreender a linguagem corporal e o significado dos diferentes tons de voz . Juntas, essas dificuldades afetam a capacidade das crianças com esses transtornos de interagir com outras pessoas”, detalha a entidade.

Segundo o Dr. Plebst, o autismo é um diagnóstico muito útil para identificar e planejar a ajuda a dar às crianças . “Podemos usá-lo de uma forma mais adaptativa ou como um rótulo onde dizemos ‘o autismo é para a vida’, ‘você nasce com autismo e nunca deixa de ter autismo’ e o prognóstico é complexo. Porém, hoje, aos olhos mais gentis, sabemos que uma criança nunca para de aprender ao longo de sua vida . Vemos isso como algo muito mais dinâmico do que estático, como o autismo foi inicialmente definido. Hoje, depois de quase 40 anos de experiência, estamos percebendo que se não ajustarmos a nossa perspectiva seremos parte do problema e não ‘da solução'”, disse o especialista e destacou a importância de identificar as crianças que têm dificuldades regular, aprender a língua e conectar-se.”

Alguns padrões comportamentais de linguagem que crianças com transtornos do espectro do autismo costumam apresentar, de acordo com o NIDCD são:

  • Linguagem repetitiva ou rígida. É comum ver crianças com transtorno do espectro do autismo dizerem coisas que não se relacionam com a conversa que estão tendo. “Por exemplo, a criança conta de um a cinco repetidamente numa conversa que não é sobre números. Ou você pode repetir continuamente as palavras que ouviu, o que é conhecido como ecolalia . Na ecolalia imediata, a criança repete as palavras que alguém acabou de dizer.

Algumas crianças com transtorno do espectro do autismo, diz o NIDCD, “falam com uma voz mais aguda ou com uma voz musical ou mecânica, semelhante a um robô. Outros usam clichês para iniciar uma conversa. Por exemplo, a criança diz “Meu nome é Tomás”, mesmo estando conversando com familiares e amigos. Outros podem repetir o que ouvem em programas de televisão ou anúncios.”

Crianças mais velhas e adolescentes com TEA podem ter problemas para compreender expressões figurativas, humor ou sarcasmo ESPANHA EUROPA ANDALUZIA SAÚDE VITHAS

  • Interesses específicos e habilidades excepcionais. O NIDCD explica que algumas crianças conseguem iniciar um monólogo muito profundo sobre um tema que lhes interessa, outras têm talento musical ou uma capacidade avançada de contar e fazer cálculos matemáticos. “Aproximadamente 10% das crianças com transtorno do espectro do autismo são excepcionalmente habilidosas em áreas específicas, como memorização, datas do calendário, música ou matemática”, diz o NIDCD.
  • Desenvolvimento desigual da linguagem. “Muitas crianças com estes distúrbios desenvolvem certas competências de fala e linguagem que não correspondem ao nível normal e o seu progresso é geralmente desigual. Por exemplo, eles podem desenvolver rapidamente um grande vocabulário em uma determinada área de interesse. “Muitas crianças têm boa memória de informações que acabaram de ouvir ou ver.” O NIDCD explica que muitas vezes não respondem quando outras pessoas falam com eles ou quando são chamados pelo seu próprio nome. “Por esse motivo, às vezes se acredita erroneamente que crianças com transtorno do espectro do autismo apresentam problema auditivo ”, afirma a entidade.
  • Fracas habilidades de comunicação não-verbal. “Eles normalmente evitam o contato visual , o que os faz parecer rudes, desinteressados ​​ou distraídos. Sem a capacidade de gesticular ou usar outras habilidades não-verbais para melhorar suas habilidades de linguagem oral, muitas crianças com esses transtornos ficam frustradas por não serem capazes de expressar suas emoções, pensamentos e necessidades. Eles podem demonstrar essa frustração com explosões verbais ou outros comportamentos.”

Como é o tratamento

O Dr. Plebst expressou: “Hoje o foco está na inclusão e na coexistência . Assim que identificamos uma criança que não está fazendo contato visual, que não está conseguindo responder ao nome, começamos a olhar para ela com mais detalhes no primeiro ano. Acompanhamo-los durante dois ou três anos para podermos garantir que o ambiente onde passam a maior parte do dia se ajusta ao seu perfil sensorial, afetivo e motor , para que possamos perceber como podemos restabelecer o contacto visual , nos tons de voz. e realmente montar uma zona de aprendizagem individual de como aquela criança percebe, processa e integra informações sensoriais, afetivas, motoras, cognitivas e sociais.”

Segundo o NIDCD, é fundamental ensiná-los a melhorar as suas capacidades de comunicação para que possam atingir o seu pleno potencial. “O melhor programa de tratamento começa cedo , durante os anos pré-escolares, e é adaptado à idade e aos interesses da criança. Esse tipo de programa também deve ajudar nos problemas comportamentais e nas habilidades de comunicação da criança e reforçar ações positivas”, afirma o instituto.

E acrescenta: “Na sua maioria, as crianças com perturbações do espectro do autismo respondem bem a programas especializados e bem estruturados. Os pais ou responsáveis, bem como outros membros da família, devem estar envolvidos no programa de tratamento para que este se torne parte da vida diária da criança. Algumas crianças mais novas podem ser avaliadas e tratadas por um fonoaudiólogo para evitar maiores atrasos no desenvolvimento .

Para crianças mais velhas com transtornos do espectro do autismo, o ensino de comunicação ensina habilidades básicas de fala e linguagem , como palavras e frases isoladas. “O ensino avançado se concentra em como o idioma pode servir a um propósito, como aprender a manter uma conversa com outra pessoa, o que inclui permanecer no assunto e esperar sua vez de falar”, explica o NIDCD.

Segundo o Dr. Plebst, “a criança com autismo está tentando encontrar calma e paz para seu cérebro , mesmo tendo que se desconectar do ambiente ou gerar comportamentos repetitivos para conseguir isso, o que é chamado de autorregulação . Naturalmente, um bebê se autorregula pedindo upa e estando com outras pessoas, mas para uma criança com diagnóstico de autismo, estar com outras pessoas implica muita informação sensorial, afetiva e motora simultaneamente , e se um cérebro não for capaz de processar o mínimo , fica estressado com pouco, isola e gera comportamentos repetitivos.”

Dr. Plebst ressaltou que o grande desafio da comunicação e da linguagem é sempre entender como cada criança aprende, “é demorar para evitar pisar no bastão de tratamentos imponentes e mecânicos. Obviamente vamos aproveitar o que sabemos que foi útil noutros casos, mas hoje estamos a reavivar muitas questões que têm a ver com o facto de as crianças, mesmo que não falem, estarem a compreender tudo . Então, o que falamos antes é que tem que conversar pouco com eles, claro, usar comunicadores visuais e horários é bom como apoggiatura, mas não deve desnaturar a linguagem e a comunicação humana no seu entusiasmo e conexão.”

E acrescentou: “O grande desafio que encontramos é que quando damos um diagnóstico de autismo, a família fala menos durante alguns meses ou anos, faz-no com um tom mais sombrio, há menos entusiasmo, fala-se menos com o criança. Há estudos extrapolando a pobreza que mostram que em locais onde há níveis de sofrimento ou marginalidade, são ditas de 10.000 a 20.000 palavras por dia e em locais com maior escolaridade , onde há mais possibilidades, são ditas 50.000 palavras por dia”, descreveu o doutor. .

No entanto, o que é bom para aquele bebé ou criança com diagnóstico de autismo é que o outro seja o mais interessante e divertido do planeta, disse Plebst, acrescentando: “obviamente ajustado ao perfil individual de processamento sensorial e regulação emocional dessa criança”, porque não vamos sobrecarregá-lo. São crianças sensíveis, que rapidamente se tornam um gargalo na aprendizagem, ou seja, precisamos estar muito conectados conosco para conseguirmos nos autorregular e, de acordo com a necessidade daquela criança, integrar, processar e regular informações muito sutis, que é o sensorial e o afetivo, as chaves socioemocionais do vínculo e estas as conectam com a motricidade”, finalizou o especialista.