Agricultura Agronegócios Eventos Notícias

27ª Expofeira Nacional da Cebola entra para a história do Alto Vale

Maria Cichocki

Ainda estamos respirando tudo o que a 27ª Expofeira Nacional da Cebola nos proporcionou no fim de semana. Milhares de pessoas tornaram este evento, mais uma vez, um grande sucesso.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Os números totais ainda então sendo contabilizados por cada setor, mas a comissão organizadora estava pronta para receber mais de 100 mil visitantes de quinta a domingo.

Além dos shows nacionais com presenças de renome como Ana Castela, Simone Mendes, Zé Neto & Cristiano, Guilherme & Benuto, Dazaranha, João Luiz Corrêa e Corpo e Alma, muitas outras atrações embalaram o público no palco alternativo como a banda Moda Véia. Um deles foi o concurso Miss Cebolinha que elegeu Nathália Schäffer Kloster do CE Bom pastor para receber a coroa e a faixa.  O concurso reuniu 11 mini estudantes, com faixa etária de cinco anos, de escolas municipais que representaram com magnitude a principal cultura de Ituporanga, a cebola.

Foram ao todo 75 horas de programação durante os quatro dias de evento. Em cada pedacinho do Parque da Cebola alguma programação estava acontecendo e muitas simultaneamente, para diferentes públicos.

No pavilhão da cebola, o concurso da melhor cebola, reunindo 30 agricultores de Ituporanga e municípios vizinhos ficou exposto do início ao fim do evento com os cinco ganhadores dos prêmios desta edição. Quem levou o primeiro lugar neste concurso foi Adélio Schiestl de Ituporanga, em segundo Roni Lichetenfels de Ituporanga, terceiro com Alberto Schiestel de Ituporanga, em quarto lugar Luciano Horstamann de Ituporanga e em quinto lugar Anderson Scheffer de Alfredo Wagner.  Além disso, no mesmo pavilhão, 41 expositores demonstraram seus produtos e suas inovações tecnológicas aos visitantes. Os seminários da agricultura familiar também foram preparados para trazer mais conhecimento aos agricultores durante as manhãs dos primeiros três dias de Expofeira. No mesmo local ainda, aconteceu a feira de produtos regionais reunindo produtos artesanais e proporcionando uma experiência única com a prova de cada produto.

Muita novidade e tecnologia também na feira externa com mais de 100 estandes de 68 empresários que aproveitaram o momento da Expofeira para apresentar seus produtos. Paralelo, neste mesmo espaço teve a exposição de ovinos e todas as tardes o público pôde prestigiar a demonstração de pastoreio com os cães da raça Border Collie. A passagem da Cavalgada Ecológica pela Expofeira chamou a atenção no sábado.

Os bailões no pavilhão da terceira idade reuniram cerca de mil pessoas durante os quatro dias. Teve arrasta pé todas as tardes.

A área de motorhome foi ampliada nesta edição da Expofeira e a área de Camping com 400 espaços mais uma vez lotou.

Foi disponibilizada também a casa de apoio ao PCD, autista, fraldário e local para as mamães amamentarem. Um espaço para PCDs também foi disponibilizado na arena, para que as pessoas com necessidades especiais pudessem prestigiar os shows com bastante tranquilidade.

Teve ainda muita comida a base de cebola, bebida e diversos outros locais oferecendo diferentes refeições.

Na casa do artesão, produtos coloniais, artes, artesanatos e até a menor orquídea do mundo.  Foi uma festa e com muita diversificação.

A Festa da Cebola como é carinhosamente chamada surgiu com a necessidade que divulgar a qualidade do produto no país e fomentar o comércio da cebola em nível nacional. O primeiro evento, aconteceu em 1981, nas dependências da Igreja Matriz e recebeu o nome de Exposição Catarinense de Cebola.

As segunda, terceira e quarta edição já aconteceram nas dependências de propriedade do município no centro de Ituporanga. O evento só foi crescendo e em 1984, por meio de um ato do ministério da Agricultura e Abastecimento, a Expocace ganhou reconhecimento nacional e deu lugar para a Exposição Nacional da Cebola.

A primeira edição da Exponace foi em 1985 e o crescimento do evento marcou a construção do Parque da Cebola. O Parque conta hoje com uma área de 170.000 m². Além da Expofeira, o espaço é utilizado durante todo o ano para diversos eventos culturais e esportivos. O local conta com excelente infraestrutura da arena, demais pavilhões, área de acampamento, campo de futebol e outras construções.

Ao longo de 26 edições a Expofeira atraiu um público cada vez maior sempre priorizando o objetivo inicial de divulgar a qualidade da cebola e fomentar sua comercialização colocando os municípios da regional de Ituporanga como responsáveis pelo abastecimento de 25% da produção nacional de cebola. A exposição proporciona também a integração dos 28 municípios que compõe a região do Alto Vale do Itajaí, com uma população estimada de 320 mil habitantes e atrai visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul.

encontro agricultores
mister
baile da 3ª Idade
Camping
área de motorhome
Miss Cebolinha
casa do artesão
portão de entrada
abertura da Expofeira
churrasqueiros
miss
show Ana Castela
fila portão
churrasco
exposição de ovinos
concurso melhor cebola
ganhadores concurso cebola
apresentação palco alternativo
exposição de ovinos
show Ana Castela
show Ana Castela

AUTOR FOTOS Assessoria de Comunicação
AUTOR TEXTO Maria Cichocki