Notícias

Jornada ESG: Descobrindo Sustentabilidade no Sul do Brasil

A região é exemplo de boas práticas em a nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU

Após passar pela Argentina, Chile e Uruguai, a Jornada ESG chega ao Brasil para visitar inciativas sustentáveis da região Sul e encontra projetos ligados a nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. A expedição, liderada por Marcel Guariglia, percorre de carro 50 mil km, do extremo sul do continente, o Ushuaia, na Argentina, e vai passar por 18 países. O destino é o Alaska, que fica no extremo norte das Américas. O objetivo é encontrar, no caminho projetos sustentáveis e inovadores que incentivam as empresas a cumprirem as metas propostas pela ONU. A viagem começou no dia 18 de março.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

Na região Sul do Brasil estão sendo conhecidas, desde o dia 17 de abril, iniciativas que se conectam com os ODS 2 (agricultura sustentável); 3 (boa saúde e bem-estar); 9 (indústria, inovação e infraestrutura); 10 (redução das desigualdades); 11 (cidades e comunidades sustentáveis); 12 (consumo e produção responsáveis); 14 (vida de baixo d’água); 15 (vida sobre a terra); e 17 (parcerias em prol das metas). 

Na primeira semana em território gaúcho, a expedição conheceu o projeto Alianza del Pastizal que se dedica à conservação do bioma do Pampa Gaúcho e agricultura sustentável. O projeto voltado para a conservação dos campos nativos e sua biodiversidade associada, que integra a ODS 15, vida terrestre e também ao ODS 4, agricultura sustentável. 

Na segunda semana, entre os dias 22 e 24 de abril, em Santa Catarina, a Jornada fará duas paradas. A primeira, em Florianópolis, vai visitar quatro iniciativas: a Associação Cultura Panvision, entidade que desenvolve uma série de atividades culturais para integrar profissionais do audiovisual latino-americano e o público; a Associação Floripamanhã, que incentiva a população local a preservar a cidade; a Be Diverse, startup que oferece tecnologia para treinamentos em Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) e; Corali, que tem como missão apoiar o desenvolvimento psicossocial e econômico de pessoas sub representadas em todas as suas interseccionalidades humanas. 

A outra parada será Itajaí. Lá a expedição visitará o Instituto Anjos do Mar, que realiza suas atividades por meio de Projetos Socioambientais para salvar vidas e proteger os oceanos. As iniciativas em Santa Catarina estão ligadas aos ODS 17, 11, 10, 15 e 14, respectivamente. 

No dia 25, os viajantes chegam no Paraná, e visitam em Maringá a Casa Volpe, empresa que atua com madeira reciclada, relacionado ao ODS 12 (consumo e produção responsáveis), e a Biolist, consultoria voltada para o ESG e implementação dos ODS nas organizações, ODS 17 (parceria e meios de implementação). 

Já em Curitiba visitam a Pequeno Cotolengo, acolhimento a pessoas com deficiências múltiplas, projeto conectado ao ODS 03 e a Action Labs, agência dedicada a inovação e inteligência artificial, classificada no ODS 9 Indústria e Inovação. 

“Essas iniciativas no sul do Brasil mostram que é possível construir um futuro mais sustentável. Que esses exemplos motivem mais empresas e comunidades a se engajarem na busca de um bem maior, tornando um exemplo para o mundo”, relata o idealizador Marcel Guariglia.

Para acompanhar a jornada acesse o site jornadaesg܂com ou pelas redes sociais: Youtube (@jornadaesg) e Instagram (@jornadaesg). 

Sobre Marcel Guariglia 

Publicitário, produtor de conteúdo audiovisual há 22 anos, sempre atuou na criação de projetos e estratégias de marketing content e branded content. Há alguns anos, começou a se interessar pelo que existia por trás da estratégia, do branding e, principalmente, qual era a base de valores para a construção da cultura nas empresas, bem como a formação de líderes e gestores. 

Nessa época, aprofundou seus estudos sobre gestão estratégica em sustentabilidade e ESG, desenvolvendo projetos que se conectassem com negócios de impacto positivo, iniciativas sustentáveis e aceleração de metas ambientais e sociais. Assim, deu início à criação das plataformas Truman Stakeholders e Jornada ESG.

Atualmente, dedica suas atividades ao empreendedorismo de impacto, aceleração de iniciativas sustentáveis, inovação, criação e produção de conteúdos e experiências imersivas.

GBR Comunicação
Jucielly Rodrigues Pereira


Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.