Presidente Fábio Wagner Pinto, participou de painel que reuniu representantes de fundações do Sul do Brasil (Foto: Maria Paula Canziani Pereira/SCTI)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), participou nesta quinta-feira, 25, da abertura dos trabalhos da maior encontro da área de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sul do Brasil. A quinta edição da Conferência Regional Sul de CTI, ocorre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, e até esta sexta-feira, 26, reúne pesquisadores, sociedade civil, gestores e técnicos governamentais e empresários para discutir e definir políticas públicas prioritárias para a região Sul nos próximos 10 anos.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, participou do painel “Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, onde debateu com o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhafti, e com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, sobre o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o segmento científico e tecnológico.
“O painel mostrou como nossos estados têm desafios parecidos, como podemos trabalhar juntos e como podemos demandar mais recursos para o fortalecimento dessa rede de Ciência, Tecnologia e Inovação no Sul do país. É sempre muito importante e enriquecedor estar juntos, trocar ideias e pensar sobre novos editais e novas fontes de fomento. Temas de muita relevância foram tratados neste painel, como saúde e ESG”, afirma o presidente da Fapesc.
Além do presidente, a fundação foi representada no evento pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valeska Tratsk.
As propostas levantadas na Conferência Regional Sul de CTI serão encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá de 4 a 6 de junho, em Brasília.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.