Continua o movimento para ajudar aqueles que ficaram desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo comunicado publicado pela Defesa Civil o número de mortos na tragédia aumentou. Além disso, 111 pessoas desapareceram e 291 ficaram feridas.
Segundo a publicação, 149,3 mil pessoas ficaram desalojadas, das quais 20 mil estão refugiadas em abrigos e 129,2 mil estão em casas de familiares ou amigos. As enchentes afetaram 364 dos 496 municípios do estado, atingindo 873 mil pessoas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ampliou a lista de itens que podem ser doados para as vítimas das chuvas no estado.
O que doar
Neste momento, os itens mais necessários são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
A Defesa Civil informou que não está recebendo agora doações de calçados e roupas, medicamentos, móveis e utensílios domésticos, pois os depósitos já têm grande volume desses materiais.
As doações podem ser levadas para Central Logística, localizada na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Em outros estados, os doadores devem procurar locais que estão recebendo materiais em suas cidades.
Em Alfredo Wagner você poderá levar sua doação até a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Centro, MDB Mulher (nos locais divulgados) e CRAS/Prefeitura Municipal.
Refeições prontas
Em todos os municípios afetados, os interessados podem contribuir com refeições prontas, desde que armazenadas em marmitas. Elas serão destinadas à população em situação de vulnerabilidade, a voluntários e a agentes públicos.
Porém, a orientação é entrar previamente em contato com a Defesa Civil do município para evitar que os alimentos perecíveis estraguem e haja, assim, desperdício de comida.
As empresas, organizações da sociedade civil e grupos de serviço que desejarem enviar doações deverão contatar previamente pelo telefone (51)3120-4255 para acertar a logística de entrega do material.
Confira as opções para ajudar essas pessoas abaixo:
Doações em dinheiro
– Banco de Alimentos do RS. Chave PIX: CNPJ 04580781000191;
– Rotary Club. Chave Pix: CNPJ 53188741/0001-04;
– Instituto Cultural Floresta. Chave PIX: CNPJ 27631481000190;
– Federasul. Chave PIX: e-mail: sosrs@federasul.com.br;
– Grupo GERAR. Chave PIX: CNPJ 12792275000194;
– Campanha solidária Força RS. Acesse: bit.ly/Forca_rs.
Doações físicas:
– Porto Alegre – Centro Logístico da Defesa Civil Estadual. Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, Jardim Carvalho;
– Porto Alegre – Depósito da Defesa Civil Municipal. Rua La Plata, 693, Jardim Botânico;
– Porto Alegre – SIMERS (24h). Coronel Corte Real, 915, Petrópolis. Colchões, produtos de higiene e água;
– Canoas – Cassol Centerlar. Av. Farroupilha, 5775, Mal. Rondon. Produtos de limpeza, higiene, água, cobertores, toalhas e alimentos.
Ajudar como voluntário:
– Centros de voluntários: https://bit.ly/centros-voluntarios;
– Espaços para trabalhos voluntários: https://bit.ly/onde-ajudar.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.