Na próxima sexta-feira (5), às 19h, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizará uma Sessão Solene em Ituporanga, por proposição do deputado estadual Zé Milton (PP), alusiva aos avanços da cebolicultura, que tornou a região referência nacional no setor. A cerimônia contará com a presença de pesquisadores, extensionistas, produtores e representantes dos municípios da microrregião de Ituporanga.
O evento visa reconhecer o empenho dos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em especial os da Estação Experimental de Ituporanga, dos agricultores e lideranças que se dedicaram ao desenvolvimento e implantação de tecnologias que permitiram ao estado chegar a uma produção de 551,5 mil toneladas de cebola na safra 2022/23, consolidando-o como um dos maiores produtores do país.
Principal região produtora de Santa Catarina, o Alto Vale do Itajaí tem em sua cadeia produtiva aproximadamente 5 mil famílias que dependem da cebolicultura, sendo Ituporanga o maior produtor do estado, seguido por Alfredo Wagner e outros municípios da microrregião.
Para o deputado Zé Milton, a Sessão é uma forma de demonstrar o reconhecimento. “Esta Sessão Solene é uma forma de reconhecermos e valorizarmos o trabalho árduo de todos os envolvidos na cebolicultura de Santa Catarina, os avanços tecnológicos desenvolvidos pelos pesquisadores da Epagri e o empenho dos produtores catarinenses, que têm sido fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade do setor. Bem como, em comemoração aos 40 anos da Estação Experimental da Epagri, de Ituporanga”, defendeu Zé Milton.
A solenidade acontece na sexta-feira (5), às 19h, na Câmara de Vereadores de Ituporanga.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.