Idealizada pela Apae Brasil há sete décadas, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto. Ao longo dos 70 anos, a APAE promove ações que visam desenvolver conteúdos para conscientizar a sociedade acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.
A diretora da APAE de Alfredo Wagner Eliana dos Santos afirma que as pessoas ainda precisam evoluir muito e buscar conhecer mais sobre as deficiências para acabar com o preconceito.
“Ainda há muito desconhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência e suas possibilidades. Esse desconhecimento está presente em toda a sociedade e envolve poder público, administradores, escolas e saúde. O tema de 2024 é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. Todas as APAEs do país, incluindo as 194 de Santa Catarina, estão trabalhando esse mesmo tema, que nos incentiva a refletir sobre a trajetória da APAE e seu papel indispensável na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. As conquistas desses 70 anos, e dos 24 anos da APAE de Alfredo Wagner, são motivo de gratidão e orgulho pelo trabalho realizado. Mas não podemos nos acomodar, pois ainda há muito a ser feito”.
A Lei 13585 de 26 de dezembro de 2017 instituiu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla celebrada de 21 a 28 de agosto. Segundo Eliana, o tema deste ano trata sobre equidade, que incentiva a reflexão de que todas as pessoas são iguais, porém com necessidades diferentes. Em Alfredo Wagner, a APAE promove durante todo o mês, uma programação de resgate da história da Associação, e retrata o empenho de pessoas determinadas que fizeram e fazem o melhor para a vida das famílias e das pessoas com deficiência.
“Convido todos a acompanharem as redes sociais da APAE de Alfredo Wagner, tanto no Facebook quanto no Instagram (@apaeaw), para conhecer nossa história. Tudo começou com a APAE de Bom Retiro, onde, na década de 90, nossos alunos frequentavam. Contaremos também a história de determinação da dona Lídia Dorigon e da dona Maria Alvina, que visitavam alunos em suas casas. Assim, haverá o evento “Café com as Presidentes” para homenagear as pessoas que fizeram parte da diretoria. Composta por 20 voluntários que dedicam seu tempo, recursos e nome a instituição. Entre as atividades comemorativas, teremos a Missa de Gratidão na Igreja Matriz, passeio na Cabanha Bruch, e, no dia 28, o evento “Vem na Praça que a APAE Te Abraça”, com exposições e atividades pedagógicas. No dia 4 de setembro, às 14h, na sede da APAE na Catuíra, teremos a Paralimpíada, um evento aberto para toda a comunidade”.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.