Maior fabricante brasileira de produtos microbiológicos para uso na agricultura apostou em um sistema de gestão integrada para obter os reconhecimentos internacionais da ISO 14001:2015 e da ISO 9001:2015
São Paulo, 28 de Agosto – Como resultado da implementação de um sistema de gestão integrada, a Simbiose, maior fabricante nacional de produtos microbiológicos para uso na agricultura, acaba de conquistar dois importantes reconhecimentos de alcance internacional: a certificação ISO 14001:2015, certificado concedido às empresas que adotam um rigoroso sistema de gestão ambiental em suas operações, e a ISO 9001:2015, certificando a qualidade dos processos, satisfação dos clientes e engajamento dos colaboradores. Em conjunto, as duas certificações atestam os esforços da Simbiose, intensificados desde 2021, para alinhar seu negócio à agenda global de sustentabilidade ambiental e social, a cada dia mais relevante.
Ao estruturar seu sistema de gestão integrada, a Simbiose passou a tratar de maneira conjunta as gestões ambiental e de qualidade, mas sem desconsiderar as particularidades de cada sistema. A gestão integrada foi implantada em 2021 e, ao longo dos últimos meses, a empresa se dedicou a auditar práticas e processos internos — referentes a atividades em geral, produtos e serviços — para avaliar os impactos da operação para o meio ambiente (com vistas à obtenção da ISO 14001) e a capacidade de melhorar a gestão para beneficiar clientes e colaboradores (ISO 9001).
“A conquista das certificações mostra que nossa escolha pelo sistema de gestão integrada de fato nos deixa alinhados com as demandas globais por sustentabilidade. É resultado de uma decisão estratégica da Simbiose para continuar crescendo no seu mercado, no Brasil e no exterior”, afirma Marcelo de Godoy Oliveira, CEO da Simbiose. “Os certificados representam, ainda, avanço no nosso compromisso voluntário com a melhoria contínua dos indicadores ambientais e relativos a colaboradores e clientes”, acrescenta.
ISO 14001
Para alcançar a ISO 14001, a Simbiose demonstrou capacidade e eficiência para zelar por todas as etapas do ciclo de vida dos seus produtos, o que inclui fabricação, distribuição, consumo e descarte final – isso sem falar das atividades de fornecedores, também observadas quanto ao aspecto ambiental, e da garantia da conformidade da empresa com toda a legislação ambiental em vigor no Brasil. Outra ação importante foi a criação de uma política de gestão integrada, documento que formaliza os objetivos de qualidade da Simbiose com suas metas ambientais.
Entre as ações específicas no pilar ambiental está a implementação de um sistema abrangente de gerenciamento de resíduos, que inclui parceria com uma cooperativa de Trabalho do município de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. No ano passado, a Simbiose destinou 83,5 toneladas de materiais para a reciclagem, volume que só no primeiro semestre deste ano já chegou a 45,3 toneladas. Por conta dessa parceria, desde 2022 a Simbiose tem a certificação de Organização Sustentável, um selo verde para organizações que promovem a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável a partir da destinação ambientalmente adequada de seus resíduos.
A empresa, que desde 2021 também detém um selo de carbono neutro, faz todos os anos um inventário de emissões de gases de efeito estufa, cujos resultados usa como referência para reduzir suas emissões sempre que possível ou fazer a compensação com a compra de créditos de carbono nas situações em que a redução não é viável. A planta da Simbiose, por exemplo, tem painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica.
ISO 9001
A conquista da ISO 9001 demandou a avaliação da infraestrutura e dos processos da Simbiose, que se provou suficientemente avançada para produzir biodefensivos agrícolas, inoculantes e fertilizantes de alta qualidade e que atendam as expectativas das partes interessadas. Além disso, foram implantadas práticas que promovem a melhoria contínua dos processos e um canal específico para pesquisa de satisfação com clientes, fornecedores e colaboradores. “As certificações nos permitiram desenvolver uma cultura organizacional mais integrada, onde a qualidade e a sustentabilidade andam de mãos dadas em todas as áreas da empresa. O impacto positivo já é visível, tanto internamente, com processos mais ágeis e eficazes, quanto externamente, com um aumento na satisfação e confiança dos nossos parceiros”, diz André Meinen, diretor industrial da Simbiose.
Virgílio Amaral
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.