Belezas de Alfredo Wagner/SC Notícias

O Campo dos Padres

Rico em diversidade biológica e paisagens fantásticas, o Campo dos Padres é também cheio de histórias, muitas delas tocando na lenda. O vídeo feito para subsidiar as consultas públicas sobre a criação do Parque Nacional dos Campos do Padres foi organizado em 2008 e coordenado pela Ministério do Meio Ambiente e pelo Ibama, o vídeo apresenta aspectos pouco conhecidos do Campo dos Padres.

Estudos para a criação desta Unidade de Conservação foram iniciados em meados de 2006, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama. Contaram com participação de técnicos do Governo do Estado, Universidades, prefeituras locais e organizações ambientalistas.

-
Faça uma doação para a manutenção do portal de notícias
Jornal Alfredo Wagner Online
https://jornalaw.com.br/doacao/

A proposta de criação do Parque Nacional Campo dos Padres, abrange parte dos municípios de Urubici, Bom Retiro, Alfredo Wagner, Santa Rosa de Lima, Grão Pará, Anitápolis, Rio Fortuna e Rio Rufino.

Ecótonos são de extrema importância para a biodiversidade

A criação do Parque Nacional do Campo dos Padres justifica-se pela riqueza de ecossistemas e pela grande variedade de espécies de plantas e animais, que faz da região um Ecótono, um lugar de transição, onde esses diferentes ecossistemas se encontram. Ecótonos são lugares de extrema importância para a biodiversidade, que abrigam diversas espécies da fauna e flora que somente ocorrem ali.

De um lado, nos vales e escarpas da Serra Geral, ocorre a Floresta Densa. Nas chapadas, formadas a partir da ruptura do terreno, e nos pontos mais altos, ocorrem os campos naturais. Nos locais de grande altitude e nebulosidade, os campos são delimitados por manchas de florestas, as Matas Nebulares. Nas margens dos rios as matas de galeria, também conhecidas como matas ciliares. Nas depressões do terreno, locais de antigos lagos, surgem as turfeiras, habitat particular de diversas espécies. Já nos vales mais protegidos dos ventos e do frio, a vegetação florestal se desenvolve melhor, formando as típicas Florestas com Araucárias.

100 mil hectares de áreas a serem protegidas

No Campo dos Padres existem inúmeras nascentes, contribuindo para a formação dos rios Canoas, Itajaí e Tubarão. A área abriga também o Morro da Boa Vista, com 1827 metros, ponto mais alto do Estado de Santa Catarina. O Campo dos Padres, juntamente com o Parque Nacional de São Joaquim, que fica ao lado, formará uma área protegida de mais de 100.000 hectares, formando assim um dos únicos lugares do sul do Brasil, onde serão mantidas e protegidas populações de Puma, assim como diversas outras espécies de mamíferos e mais de 180 espécies de aves, segundo estudos recentes.

As majestosas esculturas geológicas, a imponência das montanhas, escarpas e chapadas, assim como os magníficos cânions e belas cachoeiras da região, são também um importante testemunho da história geológica do Brasil, podendo gerar oportunidades para alavancar a economia de toda a região através da ampliação e desenvolvimento do ecoturismo, uma das atividades econômicas que mais cresce em todo o mundo.

Aquífero Guarani

A formação geológica da região, onde se destaca o afloramento do arenito botucatu, confere ao Campo dos Padres um papel fundamental na recarga do Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios subterrâneos de água do mundo. As reservas permanentes de água do aquífero são da ordem de 45 trilhões de metros cúbicos.

Os ricos ecosistemas da região, bem como as plantas e animais, continuam pressionados por desmatamentos ilegais, queimadas de campo e caça. Nos últimos anos tem surgido uma nova e devastadora ameaça aos campos da região: o plantio de espécies de árvores exóticas, principalmente o Pinus. As monoculturas de Pinus eliminam a biodiversidade do local e suas sementes espalham-se pelos campos invadindo áreas naturais vizinhas.

Dificuldades

Entidades que representam os moradores da região são contra a medida. Uma ação civil pública foi movida tentando impedir a assinatura do decreto de criação do parque. A alegação, segundo o advogado Marcelo Dantas, é de que não houve a participação direta das comunidades nas decisões.
Também é questionada a real necessidade de outro parque nacional na região, uma vez que já existe o Parque Nacional de São Joaquim, que, criado há 45 anos, ainda não indenizou todas as famílias atingidas. A criação do novo parque está suspensa desde janeiro por liminar da Justiça Federal.