Vapza registra aumento de 39% no e-commerce em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando seu posicionamento no mercado digital
O e-commerce brasileiro continua a demonstrar crescimento acelerado, e o setor de alimentos é um dos grandes protagonistas dessa expansão. De acordo com dados da Nielsen, empresa líder mundial em inteligência do consumidor, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil cresceu 18,7%, alcançando R$ 160,3 bilhões no primeiro semestre de 2024. Entre os destaques desse aumento está a categoria de alimentos, que registrou um crescimento de 18,4% no faturamento bruto, impulsionado pela crescente demanda por itens de giro rápido (FMCG).
A pesquisa da Nielsen revelou que cestas compostas por Alimentos, Bebidas e Perfumaria e Cosméticos foram as principais impulsionadoras de crescimento no e-commerce, representando juntas 51% do total de pedidos. A experiência de compra e a praticidade no processo de pagamento e entrega têm sido fatores fundamentais para a satisfação do cliente, ampliando ainda mais a confiança dos consumidores nesse canal de compras.
Nesse contexto, a Vapza, empresa especializada em alimentos embalados a vácuo e prontos para o consumo, é um dos players do setor que têm se destacado no comércio eletrônico, sendo que no primeiro semestre de 2024, a empresa registrou um aumento de 39% no e-commerce em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando seu posicionamento no mercado digital. “O e-commerce da Vapza vem em constante crescimento, resultado de diversas estratégias e melhorias técnicas. Esperamos o mesmo quadro de evolução no segundo semestre de 2024, visto que em agosto, tivemos um crescimento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2023. Esse avanço reflete o comportamento do consumidor, que busca praticidade, saudabilidade e segurança ao realizar compras online”, comenta o CEO da Vapza, Enrico Milani.
Estratégias inovadoras
Para sustentar essa tendência de crescimento, a Vapza aposta em um conjunto de estratégias inovadoras. A empresa tem investido em parcerias com influenciadores digitais e campanhas promocionais voltadas para datas comemorativas, como Black Friday e Natal, com o objetivo de atrair e fidelizar novos consumidores. “Um dos principais diferenciais da Vapza no e-commerce é o Clube Vapza Lovers, um programa de fidelidade que oferece cashback imediato no carrinho de compras. O Clube Vapza Lovers surgiu como estratégia para valorizar nossos clientes. Quanto mais eles compram e indicam, mais pontos acumulam e podem usar, proporcionando um benefício real e direto”, explica Milani.
Com clientes em todo o Brasil e em outros 14 países, a Vapza tem se destacado especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, segundo a Head de Marketing, Liza Schefer, a empresa enfrenta desafios no ambiente digital, como o aprimoramento constante da experiência de compra e a adaptação às novas demandas do mercado. “O e-commerce no Brasil só cresce, e vemos esse reflexo nas vendas da Vapza. Nesse contexto, estamos atentos às necessidades do consumidor e sempre buscando novas formas de aprimorar nossa operação online para atingir o nosso público, composto por consumidores que buscam praticidade sem abrir mão da qualidade e saudabilidade”, reforça a head de marketing.
A Vapza Alimentos completou 30 anos no mercado em 2024. Fundada em 1994, Welinton Milani integrou o quadro societário da empresa em 1998 e, em 2007, com uma visão sólida de potencial de crescimento, adquiriu 100% da indústria e tornou a marca pioneira no mercado em alimentos embalados a vácuo e cozidos no vapor no Brasil.
Sobre a Vapza Alimentos
Presente no mercado desde 1994, a Vapza, fundada nos Campos Gerais do Paraná, trouxe de forma pioneira ao Brasil uma tecnologia inovadora que permite a produção de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, sem a necessidade de refrigeração e com garantia de segurança de alimentos. A empresa conta atualmente com 45 produtos para o varejo e mais de 100 itens para o food service, oferecendo em seu portfólio grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e exportação para mais de 13 países, a Vapza conta com certificações de qualidade como o BRCGS, protocolo internacional que atesta o padrão de segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento e tem os selos Kosher, Vegan e Orgânico. Em 2019, foi Top Of Mind de Orgânicos, segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), além de ser líder de vendas na categoria de pratos semiprontos segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado em 2022. Possui, ainda, a certificação de Aterro Zero e a mais recente certificação como empresa B, a primeira paranaense do setor alimentício a conquistar o Selo B. Também reforça o incentivo à agricultura familiar e aos pequenos produtores. Em 2023, a Vapza apresenta seu primeiro relatório de sustentabilidade, com a divulgação de toda estratégia integrada de ESG da empresa.
Para saber mais, acesse: https://www.vapza.com.br/.
Gabriela
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.