A Séria Comunicação, representada pelo jornalista e editor Fernando Aires, e a ALB – Academia de Letras do Brasil, fundada e presidida pelo Dr. Mário Carabajal, lançam em parceria o Concurso Nacional de Poesia Romântica Roldão Aires para todo o Brasil. O início das inscrições é 1º de Outubro de 2024, encerrando-se dia 06/02/2025. A premiação será notificada dia 8/03/2025 e ocorrerá on line dia 12/04/2025, às 16h.
1. Sobre o Concurso
1.2. Neste concurso, todos os poetas que participam, ganham.
1.3. O Concurso tem por objetivo, destacar os membros da academia de toda parte do país e abrir espaço para o incentivo à cultura, às letras e ao interesse de futuros membros.
1.4. Serão aceitos até 150 participantes, cada qual com uma poesia. Todos os inscritos, automaticamente, farão parte de uma coletânea, cada um com uma página, que será realizada independente do resultado do concurso.
1.5. Cada escritor receberá 2 – dois exemplares pela participação na coletânea e no concurso.
1.6. O concurso concederá prêmios para o 1º, 2º, 3º e 4º lugares, sendo:
► 1º lugar recebe troféu “Prêmio Roldão Aires de Poesia Romântica” e uma editoração grátis de um livro com até 100 páginas, 100 exemplares, capa colorida + Ebook com divulgação e cadastro na Amazon e no Google Play Livros.
► 2º lugar recebe medalha Roldão Aires de Poesia Romântica e um ebook de até 100 páginas com cadastro na Amazon e Google Play Livros.
► 3º lugar recebe medalha e diploma Roldão Aires de Poesia Romântica;
► 4º lugar diploma Roldão Aires de Poesia Romântica.
1.7. Os membros da comissão julgadora ganham um vídeo cada qual, para divulgar sua poesia falada no Canal da Séria Comunicação, no YouTube, que conta com mais de 41 mil inscritos e um milhão de acessos por mês.
1.8. Participantes que ainda não sejam membros da academia, serão indicados por cada uma das presidências em suas respectivas localidades ou proximidades, para diplomação e posse nos quadros vitalícios da Academia de Letras do Brasil ‘Da Ordem de Platão’, sendo reconhecidos IMORTAIS.
2. Inscrições
2.1. A inscrição é permitida para autores(as) brasileiros(as) maiores de 16 anos residentes em qualquer região do país. É vetada a participação de membros da Editora Séria Comunicação ou da comissão julgadora.
2.2. A inscrição vale R$ 60,00 – Sessenta Reais. O pagamento poderá ser efetuado através de depósito na conta PagSeguro da editora: Banco 290, Agência 0001 – Conta/Corrente 06595004-0, via pix, através da chave contato@portalraj.com.br ou via boleto – solicitado no e-mail da inscrição.
2.3. O tema é romance e cada autor(a) enviará somente um poema inédito.
2.4. Os poemas deverão ser encaminhados para o e-mail editora@seriasercomunicacao.com juntamente com o comprovante de pagamento e endereço completo e com CEP para entrega dos exemplares da coletânea.
2.5. As inscrições começam dia 1º/10/2024 e encerram-se dia 06/02/2025 – ou até o preenchimento de todas as vagas.
2.6. Os poemas inscritos serão publicados no livro impresso “Pequenas Porções de Amor” – Coletânea Roldão Aires.
2.7. Os livros serão entregues pelo correio para os endereços declarados.
3. Formato para envio dos poemas
►Arquivo .doc (Word, Open Office, etc.);
►Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12;
►Tamanho máximo: 1 lauda no tamanho A4;
3.1. No começo do arquivo deve constar o título do poema, em negrito; caso não haja título, indicar, em negrito, “sem título”;
3.2. Após o poema, é obrigatória a inclusão do nome artístico (nome impresso na coletânea), em negrito. O nome artístico pode ser o próprio nome completo.
4. Das premiações
4.1. Os textos inscritos serão avaliados pela Comissão Editorial da ALB. A comissão é soberana e não caberá recurso de suas decisões.
4.2. Os critérios de avaliação dos poemas serão: recursos estilísticos, criatividade, originalidade, coerência e ortografia.
4.3. Os resultados serão divulgados via e-mail no dia 08/03/2025. O(a)s autor(a)s deverão acompanhar a caixa de entrada do e-mail cadastrado no dia para saberem os resultados.
4.4. A Editora Séria Comunicação detém os direitos de publicação e distribuição da obra, mas os direitos do poema permanecem com os(as) autores(as).
4.5. A cerimônia de premiação será on-line, transmitida pelo canal da Seria no YouTube, com mais de 41 mil inscritos e 1 milhão de visualizações por mês, para todo Brasil e exterior. As premiações serão entregues via Correio.
4.6. Qualquer contato relacionado ao edital e sua futura publicação deverá ser realizado exclusivamente pelos e-mails editora@seriasercomunicacao.com ou contato@seriasercomunicacao.com.
4.7. O ato de se inscrever implica em plena concordância com os termos deste regulamento.
Quem foi Roldão Aires?
Roldão Aires foi um homem apaixonado pelas artes, sobretudo a pintura e os versos. Foi Membro Honorário das academias ALB de Votuporanga e São José do Rio Preto, e também da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo – RJ.
No dia 28 de junho, o poeta e artista plástico Roldão Aires, que viveu boa parte de sua vida no Tatuapé, Zona Leste da capital, tornou-se oficialmente patrono da cadeira 149, na ALIPE – Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores Acadêmicos, com seu nome imortalizado ao lado de Guilherme de Almeida, Antero de Quental, Edgar Alan Poe, dentre outros.
A escolha patronal partiu da escritora e poetisa Raquel Silva, que há muitos anos acompanhou os versos publicados por Roldão Aires em várias redes e nas páginas da ALB – Academia de Letras do Brasil.
Um dos maiores orgulhos de Roldão Aires era participar ativamente das Academias, postando seus trabalhos nas páginas recomendadas, sempre com enorme carinho e respeito por cada uma das Instituições. A ALB era a mais querida, por conta de seu envolvimento com a mesma, sobretudo com a sede de Votuporanga-SP, cuja amiga Célia Sarkis tornou-se presidente com total apoio e dedicação de Roldão. A logomarca da ALB Votuporanga-SP, em forma de pena, foi também uma criação sua.
Roldão tinha um sonho: que as Academias e o mundo das letras fossem cada vez mais próximos das comunidades, que todos pudessem adquirir o gosto pelas artes e pelas letras e participar de saraus, lançamentos e coletâneas.
Além de escritor, Roldão Aires foi publicitário, exercendo trabalhos nas áreas de comunicação e artes (locução de rádio, publicidade – criação, pintura e poesia). No ano 2000 abriu sua própria Galeria de Artes em São Paulo, a R.A.J Galeria, na qual expôs as obras de inúmeros artistas – incluindo as suas.
Como artista plástico, realizou exposições de arte em todo o Brasil, tendo pinturas também expostas e adquiridas em outros países, como México e Portugal. Como poeta e escritor, lançou dois livros “Rabiscos” e “Meus Versos”, participando também de dezenas de antologias pelas Editoras Delicatta, Alternativa, dentre outras.
Em junho de 2010, o poeta recebeu o prêmio “Jorge T. Rizzini”, pelo segundo lugar no concurso de contos e poesias, com temática espírita, realizado na cidade de Jacareí, interior do estado de São Paulo.
Em 1º de Julho de 2023, fez sua passagem desta vida em paz, trabalhando como sempre sonhou, deixando por legado suas obras e exemplos de fé, perseverança e amor em tudo que fez e planejou.
Descubra mais sobre Jornal Alfredo Wagner Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.