O Brasil é um dos países que gasta mais tempo com pagamentos de impostos. Inovação pode ser a saída para reduzir estatística
São Paulo, julho de 2024 – Atrasos e erros no pagamento de guias de tributos podem causar prejuízos e dores de cabeça para empresas que dependem do transporte de mercadorias. Segundo a pesquisa Doing Business, do Banco Mundial, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para pagar impostos, uma média de 1.501 horas por ano, o que equivale a um pouco mais de dois meses de tempo gasto. O não pagamento de taxas pode resultar em multas, juros e até mesmo na apreensão das mercadorias em barreiras fiscais. Diante desse cenário, a automatização dos pagamentos tem se mostrado uma solução eficaz para evitar transtornos e prejuízos.
De acordo com Marian Canteiro, CEO do Banco Útil, plataforma focada em agilizar e simplificar procedimentos financeiros, a morosidade no pagamento de guias de tributos são desafios recorrentes, especialmente para empresas que atuam em diferentes estados. “Muitas vezes, os motoristas são impedidos de prosseguir viagem devido a pendências fiscais, como o não pagamento da GNRE e outros tributos para o transporte da mercadoria entre os estados. Isso gera atrasos nas entregas, custos adicionais e impactos negativos na reputação das corporações. O recurso de automatização garante que as empresas estejam em conformidade com suas obrigações fiscais, evitando a retenção de caminhões”.
No caso da solução da fintech, é possível realizar os pagamentos de forma ágil, segura e 100% digital, eliminando a necessidade de deslocamento até agências bancárias e evitando erros comuns, como a duplicidade de pagamentos. Além disso, a plataforma oferece a comodidade do pagamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com autenticação bancária no comprovante e não recibo provisório, adaptando-se à rotina das empresas e garantindo que os prazos sejam cumpridos.
Outro benefício destacado pela CEO no caso de apreensão de mercadorias é a centralização dos pagamentos em um único canal, sem a necessidade de abrir contas em diversas instituições. “Muitos negócios enfrentam o desafio de lidar com diferentes instituições financeiras para quitar suas obrigações fiscais em cada localidade onde atuam. Com o Banco Útil, elas podem consolidar todos esses pagamentos em um único sistema, simplificando sua gestão e reduzindo o risco de inadimplência”, ressalta Marian.
Após efetuar as transações, as empresas recebem os comprovantes de quitação em até 15 minutos, resultando em agilidade em situações de liberação dos caminhões nas barreiras fiscais e garantindo a continuidade das operações logísticas.
Sobre o Banco Útil
Fundado em 2019, o Banco Útil é uma fintech especializada em soluções de pagamento de guias de tributos, boletos e guias judiciais para empresas de todos os portes e segmentos. Com uma plataforma 100% digital e integrada aos principais bancos tradicionais do país, o Banco Útil simplifica a gestão financeira de seus clientes, garantindo conformidade legal, segurança e agilidade em seus processos. Para saber mais, acesse www.bancoutil.com.br.
Rodrigo Bocatti