Com crescimento do empreendedorismo na Geração Z, franquias de baixo custo são opções para investir
Comportamento Economia Negócios Notícias

Com crescimento do empreendedorismo na Geração Z, franquias de baixo custo são opções para investir

Jovens têm moldado o empreendedorismo com o interesse crescente por abrir o próprio negócio. A acessibilidade e a segurança oferecidas por modelos de franquias a partir de R$ 25 mil surgem como oportunidades para o ingresso ao mundo empresarial.

Janeiro, 2025 – Com uma geração cada vez mais interessada em ser dona do próprio negócio, o Brasil já conta com cerca de 8 milhões de jovens entre 18 e 24 anos que empreendem, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023. Além disso, uma pesquisa recente da Leaders Media mostra que 93% da Geração Z já tomaram medidas para criar seus próprios pequenos negócios e 80% acreditam que sua geração é mais adequada ao empreendedorismo do que as anteriores. Entre as alternativas para esses jovens que buscam segurança ao iniciar sua trajetória no mundo dos negócios, as franquias despontam como uma solução acessível e consolidada e devem se manter em alta em 2025, como explica o especialista Reginaldo Boeira, dono de uma holding com quase 20 empresas, entre elas, a rede de franquias de idiomas KNN, uma das 5 maiores do gênero no Brasil.

“Ter a segurança de um modelo já testado, como o de franquias, ajuda a reduzir riscos e acelerar os resultados. Empreender é ter coragem para começar e disciplina para continuar aprendendo. Eu comecei a trabalhar aos 12 anos vendendo doces, passei por inúmeros desafios e isso me ensinou que o sucesso vem para quem está disposto a aprender e melhorar todos os dias”, afirma Boeira, um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, com mais de 40 anos de trajetória empreendedora.

O mercado de franquias se mostra cada vez mais atraente para quem deseja empreender com segurança, já que oferece modelos de negócios testados, consolidados e suporte das franqueadoras. Entre as opções de baixo investimento está o modelo box da KNN Idiomas, que permite abrir uma escola de idiomas em cidades menores, com até 30 mil habitantes, com investimento inicial a partir de R$ 25 mil. “O ponto de equilíbrio (período de retorno do valor total investido) pode ser atingido entre quatro e seis meses, com faturamento mensal variando entre R$ 15 mil e R$ 30 mil, dependendo do número de alunos matriculados”, afirma o empresário.

Para Reginaldo Boeira, o formato de franquias menores também facilita o gerenciamento por parte dos jovens empreendedores que estão entrando no mercado. “Uma franquia de menor porte permite que o novo empresário acompanhe de perto o dia a dia da operação, entenda o comportamento dos clientes e crie uma relação próxima com a comunidade. Isso é fundamental para que ele desenvolva habilidades de gestão e consiga, ao mesmo tempo, crescer de forma sustentável”, explica.

Sobre Reginaldo Boeira

Reginaldo Boeira é reconhecido pela sua diferenciada visão empreendedora e sucesso baseado no sistema de gestão humanizada. Natural de Monte Belo (MG), começou a empreender desde jovem. Fundou em 2012 a KNN, que entrou para o mercado de franquias em 2014 e conta com centenas de escolas abertas em todo o Brasil e outras a serem inauguradas ao longo deste ano. Também possui a Phenom Idiomas, inaugurada em 2021 e que já conta com mais de 50 unidades pelo país. Atua ainda no ramo da construção civil (Boeira Construtora) e é presidente da KNN Group, holding de administração das suas quase 20 empresas. É autor do livro “Quando o sucesso é a única opção”, que traz um método inovador de ensino focado no empreendedorismo.

https://www.instagram.com/reginaldoboeira/ | https://www.knnidiomas.com.br/ | Press Kit


Rotas Comunicação
Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial