Mesmo bloqueando anúncios, Facebook ainda coleta dados pessoais dos usuários

Por Redação Olhar Digital – em 21/09/2015 às 09h20
20150918162532_660_420.jpg
Anúncios bloqueados Facebook(Foto: Reprodução)

O Facebook lançou uma ferramenta que bloqueia anúncios baseados em tráfego na Internet e em likes na rede social, mas ainda assim ele coleta os dados pessoais dos usuários, que serviriam para fazer esses banners.

Essa nova função não bloqueia automaticamente as propagandas que aparecem no feed de notícias, mas permite que os usuários tenham a escolha de fazer isso. Mas ainda assim, os dados vindos das páginas que ele visita, dos aplicativos que ele tem que são vinculados ao Facebook e dos likes, são todos salvos.

Em entrevista ao jornal The Guardian, o especialista em segurança cibernética Brendan Van Alsenoy afirmou que essa é uma mudança para melhor, mas que não garante privacidade. Ele afirma também que o ideal seria que essa desabilitação fosse padrão, pois muitas pessoas ainda não sabem que ela existe.

Stephen Deadman, vice-diretor de privacidade do Facebook afirmou, por sua vez, que a rede social pretende fazer com que o usuário tenha cada vez mais liberdade quando se trata de suas informações pessoais. Ele ainda disse que essa é a razão pela qual as definições de anúncios nos apps irão se integrar, o que consolidará as escolhas que os usuários fizeram previamente.

Para desativar os anúncios é preciso clicar em "configurações" e depois em "anúncios". Lá o usuário poderá escolher evitar que os banners apareçam em seu feed.

a01e0fd741cfb9f1e91292d1c9d23e4caa5727db.png

Posted in Sem categoria